PUBLICIDADE
RMC /
RMC

‘Big Brother’ Colombo: cidade ganha sistema com quase mil câmeras com reconhecimento facial e de veículos

“Quem tem má intenção, vai ter que ficar longe de Colombo”, afirmou o prefeito da cidade, Helder Lazarotto
Central de Monitoramento em Colombo (Foto: Geovane Barreiro - Portal Nosso Dia)
“Quem tem má intenção, vai ter que ficar longe de Colombo”, afirmou o prefeito da cidade, Helder Lazarotto

Luiz Henrique de Oliveira e Geovane Barreiro

27/02/24
às
14:16

- Atualizado há 1 ano

Compartilhe:

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no InstagramFacebook e Twitter

A cidade de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, ganhou nesta terça-feira (27) um sistema de videomonitoramento com quase mil câmeras inteligentes de segurança, com tecnologia de biometria facial e integração de diversos serviços públicos. A melhoria vai evitar crimes e ajudar em situações de flagrantes que aconteçam na cidade, em um sistema integrado com a Segurança Pública do Paraná.

Os monitores ficarão em uma Central de Monitoramento na base da Guarda Municipal de Colombo. O local será os olhos virtuais da Prefeitura de Colombo. O prefeito da cidade, Helder Lazarotto, afirmou ao Portal Nosso Dia que a novidade trará imediatamente mais segurança à população.

“São mais de mil câmeras na entrada e saída, com leitura facial, de placas de veículos e em todos os pontos de movimento da cidade. O município inteiro está monitorado com uma alta qualidade, trazendo mais segurança à população. É um investimento fundamental para a segurança das pessoas”, disse o Lazarotto.

Prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, em entrevista ao Portal Nosso Dia (Foto: Daiana Nodari – PMC)

O prefeito destacou ainda na entrevista a parceria com o Governo do Paraná, o que trará uma maior efetividade para o programa. “Todos os sistemas estão interligados no projeto Olho Vivo do Governo do Paraná, com todas as forças de segurança reunidas. O sistema dá alerta quando há qualquer situação. É Colombo sendo muito mais protegida”, afirmou Lazarotto, que concluiu dando um recado a quem quiser aprontar no município: “Quem tem má intenção, vai ter que ficar longe de Colombo”.

Presente no evento representando o Governo do Paraná, o secretário de Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, destacou ao Portal Nosso Dia que o investimento da Prefeitura de Colombo vai além dos limites municipais.

“É um investimento importante para o estado, porque tudo será espelhado com as nossas forças de Segurança. Isso tem um fator preventivo, para as pessoas terem medo de cometerem o crime, e também contra a impunidade, porque os crimes serão elucidados pelas imagens. Além disso, têm os flagrantes de veículos furtados e o reconhecimento facial. É um investimento importante e que salva vidas”, pontuou.

Secretário de Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, em visita à Central – (Foto: Daiana Nodari – PMC)

O secretário de Governo de Colombo, Ademir Garcia, que tem a Segurança Pública como responsabilidade, destacou ao Portal Nossso Dia a integração entre os sistemas na Central de Monitoramento. “Aqui nós temos todo o sistema que se comunica com as bases Estadual e Federal, para que seja feita a comparação imediata das imagens. O reconhecimento facial e da Inteligência Artificial é algo a mais neste sitema para dar segurança aos colambenses”, disse.

Ao total, serão quase mil câmeras espalhadas em diversos pontos estratégicos e acessos de internet gratuitos para a população, com o intuito de cuidar das pessoas e da cidade com o uso da tecnologia.

Central de Monitoramento em Colombo (Foto: Geovane Barreiro – Portal Nosso Dia)

TÁ SABENDO?

RMC

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias