PUBLICIDADE
Paraná /
DIA A DIA

“Não quero que ninguém vá embora”, desabafa prefeito sobre reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu

Segundo Bovino, equipes da prefeitura e voluntários já atuam para reparar os principais danos causados pelo fenômeno, que destruiu moradias, escolas e prédios públicos
Prefeito de Rio Bonito do Iguaçu e o secretário de Cidades, Guto Silva (Foto: Reprodução)
Segundo Bovino, equipes da prefeitura e voluntários já atuam para reparar os principais danos causados pelo fenômeno, que destruiu moradias, escolas e prédios públicos

Luiz Henrique de Oliveira

10/11/25
às
7:11

- Atualizado há 2 minutos

Compartilhe:

O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino, fez um apelo neste domingo (10) aos moradores que perderam casas e empregos após o tornado que devastou o município, no Centro-Sul do Paraná. Em meio aos trabalhos de limpeza e remoção de entulhos, ele afirmou que a prioridade agora é reconstruir a cidade e garantir que ninguém precise deixar o local por falta de condições.

“Não quero que ninguém vá embora porque perdeu a casa ou o emprego. É o momento da gente estender a mão, porque é agora que eles mais precisam. A carga é pesada, mas estamos prontos para enfrentar. Vamos reconstruir metro por metro”, afirmou o prefeito. Seis pessoas morreram em função do tornado e mil estão desalojadas ou desabrigadas.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Segundo Bovino, equipes da prefeitura e voluntários já atuam para reparar os principais danos causados pelo fenômeno, que destruiu moradias, escolas e prédios públicos. “A partir de amanhã vamos ter um grande número de profissionais para reforma, e vamos construir isso com o apoio do Crea. Carpinteiros, eletricistas e todos que puderem ser contratados nos procurem. Queremos dar trabalho fixo, além do trabalho voluntário”, destacou.

O prefeito explicou que o município começa a se organizar para lidar com os próximos dias, quando os efeitos práticos da tragédia começam a pesar na rotina das famílias. “Amanhã cai a ficha. Onde vai meu filho na creche, onde está meu patrão. Precisamos planejar, porque todas as escolas estão destruídas. Vamos buscar parceria com Laranjeiras do Sul e alugar ônibus. Da nossa frota de 55 veículos, vamos ter cerca de 10”, disse.

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, esteve no município neste domingo e afirmou, ao lado do prefeito, que o governo do Estado está mobilizado para acelerar a reconstrução. “Tem muita coisa para fazer, mas é um dia após o outro, com muita gente ajudando. Neste momento é preciso de telha e forro. Rio Bonito vai se reerguer, e será rápido, mas com gestão. Não podemos perder tempo com burocracia”, ressaltou.

Guto Silva adiantou que equipes da Cohapar chegam à cidade nesta segunda-feira (11) para auxiliar na recuperação das moradias. “A Cohapar vem aqui amanhã e há empresas doando unidades habitacionais e auxílio de até R$ 50 mil para as famílias. Todo mundo está machucado, fragilizado, mas é hora de ficar firme. Estamos retornando à normalidade”, completou.

A força-tarefa montada pelo governo do Estado e pela prefeitura segue em atuação para restabelecer o abastecimento, o transporte e o atendimento às famílias atingidas. Rio Bonito do Iguaçu tenta agora se reerguer do rastro de destruição deixado pelo tornado, apostando na solidariedade e no trabalho conjunto para reconstruir a cidade.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias