PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

Na luta contra a dependência química, acolhidos se dedicam ao cultivo de horta em Curitiba

O plantio aconteceu na manhã desta quinta-feira (18/12) e promete trazer cores e variedades novas para o local, que funciona em um antigo prédio entre os bairros Centro e Mercês
Na luta contra a dependência química, acolhidos se dedicam ao cultivo de plantas. Foto: Divulgação
O plantio aconteceu na manhã desta quinta-feira (18/12) e promete trazer cores e variedades novas para o local, que funciona em um antigo prédio entre os bairros Centro e Mercês

Redação com SMCS

19/12/25
às
9:15

- Atualizado há 2 horas

Compartilhe:

Nem bem terminaram de colher a segunda safra de verduras do Terraço Verde Mais, os acolhidos que lutam contra a dependência química em uma unidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH) acabam de cultivar os canteiros vagos com nova sementes.

O plantio aconteceu na manhã desta quinta-feira (18/12) e promete trazer cores e variedades novas para o local, que funciona em um antigo prédio entre os bairros Centro e Mercês. Isso porque além de alface, escarola e os temperos que compuseram refeições preparadas na cozinha da unidade nos últimos 4 meses, agora os moradores se empenham no cultivo de suculentas e pimenta biquinho.

Possibilidades de colheita

A atividade faz parte do plano terapêutico oferecido pela equipe da unidade aos moradores, que neste fim de ano ocupam cerca de 80 das 100 vagas disponíveis. Seis acolhidos se apresentaram para o trabalho – todos voluntários que chegaram ao local a partir da semana passada.

“A ideia é que essa aprendizagem sirva também como uma possibilidade profissional, como um meio de renda futura”, argumenta a gerente de Cuidado e Reinserção Social do Departamento de Política sobre Drogas da SMDH, Maria Amélia Natel Kugler Mendes.

Apoio e diferenciais

Novos na lida, os acolhidos que gostam de trabalhar com a terra contam com a assessoria também voluntária do ex-morador e funcionário da unidade André Gouveia. Agricultor urbano e apicultor que aprendeu o ofício em Londrina, no norte do estado, com a família, André avalia a importância pessoal do projeto.

“Isso aqui é o que revitalizou a minha vida. Aqui é, na verdade, onde eu consegui dar um up na minha vida”, completou, referindo-se ao programa Nova Morada Vida Nova. O hotel social é a unidade dessa iniciativa.

O Espaço Verde Mais da unidade de acolhimento da SMDH também conta com outros diferenciais. Entre eles estão vasos de flores e uma caixa de captação de água da chuva, para uso na limpeza e rega das plantas. De uma composteira sairá o adubo natural resultante da reciclagem de parte dos resíduos gerados na cozinha do hotel social.

O local também possui bancos e um palco para apresentações musicais e outras performances culturais.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias