PUBLICIDADE
Meio ambiente /
DIA A DIA

Mutirão de limpeza do IAT recolhe 25 quilos de lixo do Parque Pico Paraná, na RMC

Entre os itens encontrados destacam-se restos de alimentos, papel higiênico e lenços umedecidos, além de objetos inusitados, como um fogareiro e papelão térmico
Mutirão voluntário organizado pelo Instituto Água e Terra recolher 25 quilos de lixo no Parque Estadual Pico Paraná Foto: IAT-PR
Entre os itens encontrados destacam-se restos de alimentos, papel higiênico e lenços umedecidos, além de objetos inusitados, como um fogareiro e papelão térmico

Redação com AEN

19/05/25
às
11:00

- Atualizado há 5 horas

Compartilhe:

Técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) e voluntários recolheram no domingo (18) aproximadamente 25 quilos de lixo deixados no Pico Caratuva, dentro do Parque Estadual Pico Paraná, localizado nos municípios de Campina Grande do Sul e Antonina. Além de resíduos sólidos e orgânicos, como restos de alimentos, papel higiênico, lenços umedecidos e objetos de plástico, o mutirão de limpeza organizado pelo órgão ambiental encontrou alguns itens inusitados, como um fogareiro e papelão isolante. O IAT é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

“Muitas vezes os visitantes deixam resíduos orgânicos no parque, como restos de alimentos e cascas de fruta, porque imaginam que a degradação é rápida. No entanto, qualquer tipo de lixo largado no local causa danos ao meio ambiente, além de tornar a experiência desagradável para outros frequentadores”, explica a residente de Biologia do Instituto, Luísa Panek Marques, uma das participantes do mutirão.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

A ação será repetida no dia 1º de junho, durante a semana do meio ambiente, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Para os voluntários, é recomendado levar repelente, protetor solar, roupas confortáveis e sapatos fechados. Também é indicado levar água suficiente e alimentos leves, sempre tomando cuidado para não deixar nenhum resíduo no parque. A atividade é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia para participar.

Mesmo fora dos mutirões, os visitantes também podem colaborar com o recolhimento do lixo durante visitas normais à UC e com a conscientização de outros frequentadores sobre a importância da limpeza, colaborando assim para a preservação do espaço.

PICO PARANÁ – O Parque Estadual Pico Paraná é um complexo ambiental que abriga o maior pico da região Sul do País, com 1.877,39 metros de altitude, e faz a fama de aventureiros e montanhistas. A UC possui cinco picos e um morro que, para serem alcançados, precisam de uma caminhada que varia entre 3,5 km a 10 km.

    O parque abriga uma grande diversidade de fauna e flora nativas. A floresta é formada por arbustos, xaxins, trepadeiras, bromélias, orquídeas e samambaias, que convivem com árvores de mais de 30 metros de altura como o cedro, a canjarana, a figueira-branca, a canela-preta e o sassafrás. Também é possível encontrar mais de 71 espécies de animais, como bugios, serelepes, pacas, ouriços, quatis, cutias e jaguatiricas, além da onça-pintada e da suçuarana, ameaçadas de extinção.

    TÁ SABENDO?

    DIA A DIA

    PUBLICIDADE
    © 2024 Nosso dia - Portal de Noticias