- Atualizado há 3 meses
A multinacional japonesa Sysmex, líder global em hematologia e diagnóstico in vitro, vai implantar uma nova sede em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, para ampliar a produção no Estado. O governador em exercício Darci Piana participou, nesta segunda-feira (26), do lançamento da pedra fundamental da nova planta, que será construída em um terreno de 52,3 mil metros quadrados onde também vai funcionar um centro de distribuição.
A previsão é de que a construção da unidade inicie até o final do ano e a produção deve começar no primeiro semestre de 2027. Fundada nos anos 1970 em Kobe, no Japão, a Sysmex veio ao Paraná em 2000, quando se instalou no parque do Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar), na Cidade Industrial de Curitiba.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Em 2005, a empresa se instalou em São José dos Pinhais, iniciando a produção com 60 mil caixas de testes de diagnóstico in vitro, volume que aumentou para 1 milhão de caixas atualmente e que deve crescer ainda mais com a ampliação.
Piana ressaltou que a presença da Sysmex no Estado é fruto do acordo de irmandade entro o Paraná e a província japonesa de Hyogo, onde fica a matriz da companhia, que perdura há mais de 50 anos. “Graças a essa parceria, muitas empresas japonesas vieram para o Paraná, incluindo a Sysmax e, mais recentemente, a Nissin, que está construindo uma unidade em Ponta Grossa”, destacou.
“Ficamos muito felizes com essa ampliação, que demonstra que o Estado está crescendo e leva a sério a sua responsabilidade com a atração de investimentos. A ampliação da presença da Sysmex no Paraná dá prestígio e incentiva os empresários a virem aqui produzir, ajudar o nosso Estado a crescer e gerar empregos aos paranaenses”, ressaltou o governador em exercício.
“Esta ampliação vem reafirmar São José dos Pinhais como um grande polo industrial. A empresa está aqui desde 2005, agora lança a pedra fundamental para a construção dessa nova unidade”, afirmou a prefeita Nina Singer. “Isso demonstra o que o Governo do Estado vem fazendo por São José dos Pinhais, atraindo e fortalecendo as nossas empresas, o que gera mais empregos para a nossa cidade, aumenta a arrecadação e ajudar a melhorar a vida do cidadão”.
NOVA UNIDADE – O local onde será construída a nova planta está a apenas seis quilômetros da atual fábrica, que opera em um imóvel alugado, também em São José dos Pinhais. A nova localização também mantém a proximidade com o aeroporto e o porto, permitindo atender de forma eficiente à crescente base de clientes na América Latina e nos Estados Unidos.
“Nosso forte hoje no Brasil é a fabricação de itens para hematologia e urinálise. Estamos em franca expansão do nosso negócio, por isso estamos saindo de uma planta que tem, em média, 2 mil metros quadrados de área para essa nova construção, de 16 mil metros quadrados”, explicou a diretora de operações da Sysmex América Latina, Samira Faret.
“Fomos muito bem-sucedidos na escolha do local, estamos aqui desde 2005, e vamos permanecer. Essa ampliação representa o compromisso da Sysmex com o desenvolvimento local e com um plano de longo prazo de firmar raízes no Brasil, atendendo os mercados dos Estados Unidos e da América Latina”, ressaltou Samira. “Temos previsão de aumentar entre 50% e 60% a produção e adquirimos um terreno que permite ampliar ainda mais as instalações, para continuar a expansão”.
A nova unidade da Sysmex America será planejada e construída para operar de forma eficiente, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O local vai oferecer um ambiente de trabalho moderno para os colaboradores e vai incorporar tecnologia de ponta, com sistemas avançados de armazenamento, transporte, distribuição e recursos de cross-docking, sistema logístico que otimiza o fluxo de mercadorias, minimizando o tempo de armazenamento no centro de distribuição.