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Multas por excesso de velocidade têm redução de 36,98% após nova sinalização dos radares em Curitiba

Segundo a Prefeitura de Curitiba, foram 58.464 autuações registradas por excesso de velocidade superior a máxima permitida em mais de 50% em 2025, enquanto em 2024 elas geraram 92.766 multas
Foto: Pedro Ribas/SMCS
Segundo a Prefeitura de Curitiba, foram 58.464 autuações registradas por excesso de velocidade superior a máxima permitida em mais de 50% em 2025, enquanto em 2024 elas geraram 92.766 multas

Redação Nosso Dia

04/07/25
às
8:44

- Atualizado há 1 hora

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O número de infrações de trânsito por excesso de velocidade registradas pela fiscalização eletrônica (radares) em Curitiba caiu  36,98% nos primeiros cinco meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2024. A queda é resultado da implantação da nova sinalização nos 155 pontos de radares no município.  

Segundo a Prefeitura de Curitiba, foram 58.464 autuações registradas por excesso de velocidade superior a máxima permitida em mais de 50% em 2025, enquanto em 2024 elas geraram 92.766 multas. O número total de infrações de trânsito registradas pela fiscalização eletrônica (radares) em Curitiba caiu quase 20% nos primeiros cinco meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2024. 

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O prefeito Eduardo Pimentel ressaltou que a prioridade da ação é salvar vidas, com o objetivo de atingir a meta de morte zero no trânsito.

“Esse foi um compromisso que assumi no período eleitoral, de reforçar a sinalização em todos os pontos de radares da cidade. Já havia sinalização nos últimos oito anos e agora reforçamos essa sinalização para mostrar aos motoristas que os radares estão aqui para orientar e para salvar vidas no trânsito”, afirmou o prefeito.

O levantamento da Superintendência de Trânsito de Curitiba, da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, mostra que  no período de janeiro a maio de 2024 houve o registro de 474.158 infrações. Já em 2025, no mesmo período, foram contabilizadas 384.006 autuações, uma redução de 19,01%. 

As infrações referentes a deixar de conservar o veículo na faixa destinada a ele pela sinalização regulamentar caíram 38,07% entre os meses de janeiro e maio deste ano, com o registro de 55.699 autuações, enquanto que em 2024 foram notificados 89.944 motoristas pela prática dessa infração de trânsito no mesmo intervalo de tempo.

Infrações de trânsito caem quase 20% em Curitiba após nova sinalização nos radares. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Uma amostragem preliminar realizada pela Superintendência de Trânsito nos 23 primeiros radares sinalizados no município até março demonstra que o mês de maio de 2025 foi o que apresentou a maior redução das infrações de trânsito neste ano, com uma queda de quase 30% nos pontos analisados. Em maio do ano passado o número de infrações alcançou a marca de 90.707. Já em maio deste ano foram registradas 63.767 autuações, uma queda de 29,70%.   

O superintendente de Trânsito de Curitiba, Bruno Pessutti, explica que a implantação da nova sinalização dos radares está na fase final. O reforço da nova sinalização com a aplicação de películas refletivas nas colunas dos equipamentos de fiscalização já foi concluído nos 155 pontos de fiscalização. As películas refletivas vermelhas nas colunas dos radares garantem maior visibilidade à noite ou em condições de pouca luz para os motoristas.

“As faixas vermelhas nos radares já estão completamente finalizadas, faltando ainda poucos radares com a legenda no chão. O equipamento é um controlador de velocidade para que os motoristas observem os limites da via e não excedam a velocidade naquele ponto, comportamento que reflete na redução na quantidade de infrações e acidentes no trânsito. É fundamental que o motorista reduza a sua velocidade naquele ponto para redução das mortes e dos sinistros de trânsito”, ressaltou Pessutti. 

A Superintendência de Trânsito trabalha para terminar ainda neste mês a implantação da  sinalização horizontal, que inclui a  pintura da palavra “Radar” com destaque no pavimento, entre 15 e 20 metros antes dos equipamentos, com tinta termoplástica, para ampliar a visibilidade para os motoristas. O trabalho exige que o pavimento esteja seco e sem umidade por um período de até 3 dias, para ser instalado, por isso depende das condições climáticas para ser concluído.  

Os radares já contavam com placas suspensas em semipórticos, que indicam a fiscalização eletrônica e a velocidade máxima permitida, além de legendas de velocidade pintadas no pavimento e placas de limite de velocidade próximas aos equipamentos.

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