PUBLICIDADE
Paraná /
BRASIL

Multas de trânsito disparam no Brasil e ultrapassam 234 milhões em 2024

Entre janeiro e outubro, foram mais de 234 milhões de infrações, o que equivale a 32 mil multas por hora
Foto: Albari Rosa/Arquivo AEN
Entre janeiro e outubro, foram mais de 234 milhões de infrações, o que equivale a 32 mil multas por hora

Estadão Conteúdo

04/04/25
às
7:45

- Atualizado há 5 horas

Compartilhe:

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

A primeira multa de trânsito do mundo foi registrada em 1896, no Reino Unido, quando um motorista que conduzia um veículo Arnold Benz Motor Carriage foi penalizado por excesso de velocidade. O valor da infração foi de um xelim, moeda então utilizada antes da adoção do sistema decimal no país.  

No Brasil, não há informações precisas sobre quando foi emitida a primeira multa, mas foi em 1922 que o Decreto Legislativo nº 4.460 criou um marco regulatório para o trânsito. A norma estabeleceu restrições a determinadas condutas e incentivou a construção de estradas, dando os primeiros passos para a organização da circulação de veículos no país. 

Passado mais de um século, o Brasil registrou o maior número de multas por excesso de velocidade dos últimos cinco anos em 2024. Entre janeiro e outubro, foram mais de 234 milhões de infrações, o que equivale a 32 mil multas por hora, mais de 530 por minuto, de acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). 

Em São Paulo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) multou um motorista a cada três minutos por avanço de sinal vermelho. Até outubro, foram mais de 4,8 milhões de infrações desse tipo. O excesso de velocidade se destacou como a infração mais recorrente, representando 40% das multas aplicadas no período. 

Os números impressionam também do ponto de vista financeiro. Somente a prefeitura da cidade de São Paulo arrecadou mais de R$ 1,6 bilhão em multas em 2023. No ano anterior, o valor foi menor, totalizando R$ 1,1 bilhão.  

Diante desse cenário, a Zapay, fintech especializada em facilitar a vida dos proprietários de veículos, vem se fortalecendo como uma alternativa prática e acessível para motoristas que desejam regularizar seus débitos sem enfrentar filas e burocracias. A plataforma permite a consulta de multas pela placa do veículo e oferece a opção de pagamento parcelado no cartão de crédito em até 12 vezes. 

Para tornar o processo ainda mais eficiente e contribuir para que motoristas evitem juros e outras penalidades decorrentes do não pagamento de multas dentro do prazo, a empresa conta com diversos serviços em seu aplicativo, como o Alerta de Multas e o Assistente Zapay, um relatório completo do veículo com informações como dívida ativa, comunicação de venda, alienação fiduciária, recall, além de restrições administrativas, judiciais e financeiras. 

Além disso, é possível consultar os débitos diretamente no Whats App, através de uma inteligência artificial que auxilia os usuários na consulta e no pagamento de multas, IPVA e licenciamento, permitindo que os motoristas regularizem suas pendências de forma rápida e prática. 

“A Zapay disponibiliza diversas opções de pagamento para maior comodidade dos usuários. As multas, IPVA e licenciamento podem ser quitados via cartão de crédito em até 12 vezes, além de outras formas como PIX, boleto, Ticketlog e Voucher” finaliza o Calleb Mendes, CEO da Zapay. 

*Com informações da assessoria de imprensa

TÁ SABENDO?

BRASIL

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias