A situação é dramática no km 669 da BR-376, em Guaratuba, no Litoral do Paraná. A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira (29) pelo secretário de Segurança Pública do Paraná, Vagner Mesquita, em entrevista coletiva após a primeira reunião do gabinete de crise criado pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior. Como há risco de deslizamento e chove muito na região, os resgates aos motoristas nos carros arrastados e soterrados pela lama ainda não foram possíveis.

PUBLICIDADE
(Foto: Governo do Paraná)

"É um grave deslizamento na BR-376 e há um trabalho coordenado para tentar viabilizar um trabalho de resgate, mas não foi possível, devido ao volume de chuva e riscos de novos deslizamentos. O último balanço aponta para seis caminhões e 15 veículos de passeios atingidos, por uma estimativa do número de carros que estariam soterrados", afirmou Mesquita, confirmando que esse número ainda pode aumentar, no caso de outros veículos que tenham sido totalmente cobertos pela lama.

Coletiva de imprensa sobre deslizamento da BR-376 (Foto: Geovane Barreiro - Nosso Dia)

Durante a coletiva, foi confirmada a morte de uma pessoa e o socorro a outra, encaminhada a um hospital da região. O secretário ainda salientou que é impossível prever uma liberação da rodovia, destacando que o principal foco é o atendimento aos municípios litorâneos isolados e ao Porto de Paranaguá.

"Será necessário um estudo de impacto para liberação, pensando nos riscos de novos deslizamentos, o importante no momento é ir mantendo o suporte aos moradores do Litoral do Paraná e ao Porto de Paranaguá. Há bloqueio, além da BR-376, na BR-277 e na Estrada da Graciosa", disse.

PUBLICIDADE

Mesquita também lembrou que não é momento de utilizar as rodovias que passam pela Serra do Mar. "Não é o momento para qualquer tipo de viagem. Choveu muito e ainda há risco de mais deslizamentos. Tudo isso é fruto de uma chuva muito acima da média neste ano", concluiu.

O secretário ainda deixou números de contato para buscas por pessoas desaparecidas que estavam na BR-376: 0800-282-8082 ou 33617242.

Vídeo do local: