Com a Páscoa se aproximando, muitos de nós esperamos para desfrutar as variedades de ovos de chocolate que tomam conta das prateleiras das lojas e mercados nesta época do ano. No entanto, uma questão importante a considerar é como o consumo de chocolate pode influenciar a qualidade do nosso sono. Afinal, o doce mais popular do mundo é vilão ou mocinho?

Segundo o Dr. Geraldo Lorenzi Filho, Diretor Médico e Especialista em Medicina do Sono da Biologix, o chocolate não é necessariamente um vilão, mas pode conter cafeína e outros estimulantes, como a teobromina, que podem interferir no processo de adormecer. Estudos da National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono) indicam que a cafeína presente em uma barra de chocolate pode permanecer no corpo por, em média, três a quatro horas, podendo se estender até doze horas em pessoas sensíveis, o que pode prejudicar significativamente o sono, especialmente das pessoas que têm episódios recorrentes de insônia. Portanto, é recomendável evitar o consumo próximo da hora de dormir.

Lorenzi-Filho ressalta que o chocolate também possui benefícios devido aos antioxidantes e flavonoides que contém, e não é necessário eliminá-lo da dieta. No entanto, é fundamental consumi-lo com moderação. Segundo ele, optar por variedades com menor teor de açúcar e cafeína pode ser uma opção mais saudável para aqueles que desejam desfrutar do chocolate sem comprometer a qualidade do sono.

De acordo com o especialista, os maiores ladrões de sono estão presentes no dia a dia de todos nós, independente da época do ano. “Comemos em hora errada, muitas vezes alimentos pouco saudáveis, fazemos pouco exercício físico, às vezes ingerimos muita cafeína e o sono é sempre esquecido. Além disso, muitas horas de tela, em especial a noite, atrasam o início do sono. O problema é que de manhã o despertador toca e acabamos restringindo o número de horas de sono”, ressalta Dr. Geraldo.

O feriado pode ajudar a prestarmos um pouco mais de atenção no sono. Ao fazer escolhas conscientes em relação ao consumo de chocolate e outros alimentos, podemos garantir não apenas uma celebração saborosa da Páscoa, mas também garantir um sono revitalizante e restaurador.

Sobre o Dr. Geraldo Lorenzi Filho:
Dr. Geraldo Lorenzi Filho é pneumologista, Diretor Médico e Especialista em Medicina do Sono da Biologix. Além disso, é coordenador do Laboratório do Sono do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Com vasta experiência na área, o Dr. Lorenzi Filho é reconhecido por sua dedicação ao estudo e tratamento dos distúrbios do sono e tem sido uma voz proeminente na promoção da saúde do sono no Brasil.

PUBLICIDADE

*Com informações da assessoria de imprensa