- Atualizado há 3 anos
O Terminal de Ônibus Central de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, passará por uma reestruturação. De início, o terminal será dividido em área urbana e metropolitana. O principal benefício é a integração da linha Central São José/Terminal do Boqueirão ao terminal em Curitiba, sem cobrança adicional de tarifa. De lá, o passageiro poderá fazer conexão com outras 23 linhas da rede integrada de transporte. O anúncio foi dado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, há pouco.
Apesar de algumas linhas metropolitanas realizarem parada no Terminal Central de São José dos Pinhais, somente a linha T. Central Guadalupe permite integração sem pagamento adicional de tarifa. Esta linha, porém, tem como destino o Terminal do Guadalupe e não possibilita a conexão com Rede Integrada de Transporte. Para isso, o usuário precisa pagar uma nova tarifa.
Desta forma, hoje, o usuário de São José dos Pinhais acaba pagando quatro tarifas por dia. Uma para o embarque no ônibus urbano até o Terminal e, chegando lá, outra no embarque do ônibus metropolitano para a integração. Se considerarmos a ida e a volta, são quatro tarifas no dia.
Com a integração, os usuários das linhas urbanas poderão acessar a área metropolitana do terminal, mediante a validação do Cartão VEM, possibilitando o embarque nas linhas da Comec sem pagamento adicional de tarifa, pela porta traseira do veículo, como ocorre em outros terminais pela Região Metropolitana. Esse embarque não terá cobrança de nova tarifa, diminuindo o custo para o usuário. No retorno, da mesma forma, o usuário que desembarca dos ônibus da Comec deverá validar o Cartão VEM para a conexão com as linhas urbanas, sem pagamento de nova tarifa.
A principal ligação beneficiada com a nova integração é a atual linha T. Central São José/ T. Boqueirão ligação direta com o Terminal do Boqueirão, em Curitiba. Lá, sem cobrança adicional de tarifa, o usuário poderá fazer a conexão com outras 23 linhas, sendo 4 expressas, 3 diretas, 12 alimentadoras e 4 metropolitanas, além das 3 linhas madrugueiras não integradas (exigem cobrança adicional), possibilitando a utilização de toda a rede integrada de transporte.
Com a mudança ocorrida no terminal, algumas linhas que atendem o município sofrerão um rearranjo em suas operações.
Até as 13:59, partindo do Terminal Boqueirão e seguindo para o Centro de São José dos Pinhais a linha fará paradas na Av. Senador Souza Naves, Rua Zacarias Alves Pereira, Voluntários da Pátria, Marechal Deodoro, Veríssimo Marques, Joaquim Nabuco, Norberto de Brito, seguindo para o Terminal Central e de lá, direto para o Terminal Boqueirão pela Av. das Américas e Av. Marechal Floriano.
Após as 14:00, partindo do Terminal Boqueirão a ligação será direta até Terminal Central de São José dos Pinhais e de lá acessará a Rua Dr. Claudino dos Santos, Passos de Oliveira, Visconde do Rio Branco, Tenente Djalma Dutra, Izabel Redentora, Rua União da Vitória, Av. das Américas, Av. Marechal Floriano e Terminal Boqueirão.
O atendimento híbrido busca dar mais agilidade de acordo com o fluxo da demanda de passageiros, nos horários de pico, que inclusive receberá reforço no atendimento, tendo intervalos de até seis minutos.
Essa operação se dará em dias úteis e sábados. Aos domingos, a ligação entre o Terminal Boqueirão e o Terminal Central se dará pela linha T.Boqueirão/T.Afonso Pena, passando pelo Terminal Central em ambos os sentidos.
As mudanças não alteram o pagamento da tarifa para embarque em Curitiba, que deverá continuar sendo feito com o cartão da UBRS.