- Atualizado há 35 segundos
Após receber informação sobre a explosão ocorrida na manhã desta terça-feira (12) em fábrica da empresa Enaex Brasil, no município de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, o Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) instaurou inquérito civil para apurar as causas do acidente. O procedimento também busca averiguar se houve responsabilidade da empresa no ocorrido, que pode ter vitimado alguns dos trabalhadores da fábrica, ainda que o número de mortos e feridos não tenha sido confirmado até o momento, com nove pessoas desaparecidas.
Ainda pela manhã, um perito do MPT-PR esteve no local, verificando os danos causados pela explosão. A Polícia Científica também foi acionada e deverá apresentar um laudo técnico em um prazo de até 30 dias, conforme solicitação do MPT-PR. A instituição também requisitou ao Corpo de Bombeiros e ao Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 5a. Região Militar que encaminhem os relatórios produzidos sobre as irregularidades e os danos encontrados no local do acidente, assim como demais documentos referentes a inspeções realizadas na empresa nos últimos dois anos.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
No âmbito do inquérito civil instaurado, o MPT-PR ainda requisitou à Superintendência Regional do Trabalho no Paraná que realize fiscalização nas instalações da empresa e verifique se normas de meio ambiente de trabalho estavam sendo cumpridas, bem como se estão sendo adotadas medidas de controle de acesso ao local, eliminação de risco de novas explosões e uso de equipamentos de proteção para os trabalhadores que se encontram no local. O MPT-PR aguarda encaminhamento das informações solicitadas aos órgãos para dar prosseguimento à investigação sobre o caso.
Os documentos da empresa com a Prefeitura de Quatro Barras e o Corpo de Bombeiros estão todos regulares. Em nota encaminhada à RPC TV, a Enaex lamentou o acidente:
“A empresa tem a vida como seu valor primordial e é reconhecida internacionalmente por suas práticas de segurança na fabricação de explosivos civis, com procedimentos que vão além das exigências regulatórias. A empresa atua na execução de um plano de contingência baseado em assegurar o devido atendimento às vítimas e seus familiares, para os quais expressamos nossos sinceros sentimentos, e prestamos solidariedade a todos os envolvidos nesta tragédia. Nesse momento nossa prioridade absoluta, portanto, é cuidar das pessoas e suas famílias – as quais estão acolhidas dentro das dependências da empresa. As investigações das causas do acidente já foram iniciadas e estão em curso. A Enaex permanece à disposição das autoridades a fim de contribuir para o esclarecimento do ocorrido”, diz a nota.