
- Atualizado há 15 segundos
O Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Dois Vizinhos, ofereceu nesta terça-feira, 23 de dezembro, denúncia criminal contra 57 pessoas investigadas a partir da “Operação Disciplina 046”, voltada à desarticulação de célula de facção criminosa nacional com atuação na região Sudoeste do Estado.
As apurações sobre os fatos agora denunciados tiveram início a partir da quebra de sigilo de dados de um aparelho de telefone celular apreendido. A análise do dispositivo revelou a existência de um núcleo regional estruturado da facção, operando ativamente em municípios como Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Pato Branco e outros da região Sudoeste.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Segundo a denúncia, o grupo mantinha uma rotina rígida de controle corporativo via grupo em aplicativo de mensagens, com a realização de reuniões diárias obrigatórias por videochamada para a distribuição de tarefas, venda de armas e drogas, e aplicação de punições disciplinares, seguindo estritamente o estatuto e a cartilha da organização criminosa.
Aos acusados, foram imputados os crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico, de acordo com as participações de cada denunciado. Ao oferecer a denúncia, o Ministério Público requereu, ainda, a manutenção das prisões preventivas dos envolvidos para a garantia da ordem pública.
*Com informações do MPPR