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Motoristas que sobreviveram ao grave acidente ocorrido nesta quinta-feira (8) em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, afirmaram que não ouviram qualquer sinal sonoro que indicasse a aproximação do trem no momento da colisão, segundo a Polícia Civil.
O impacto entre a locomotiva e um caminhão, que atravessava a linha férrea, gerou uma reação em cadeia que envolveu outros veículos e deixou uma pessoa morta e feridos.
Durante coletiva de imprensa, o delegado Lucas Maia, da Polícia Civil do Paraná (PCPR), confirmou que os depoimentos colhidos até o momento apontam a ausência de alerta sonoro como um dos principais elementos a serem investigados. “As testemunhas mencionaram que não ouviram buzina ou qualquer sinal que alertasse sobre a chegada do trem”, disse.
Além dos depoimentos, a PCPR já solicitou laudos periciais e segue colhendo informações técnicas e imagens de câmeras da região para esclarecer as causas do acidente.
O acidente aconteceu por volta das 6h30 no cruzamento da Avenida Iraí com a Rua Camilo di Léllis, uma área movimentada próxima ao antigo autódromo de Pinhais. Imagens de câmeras de segurança mostram o caminhão cruzando a linha férrea no momento em que o semáforo estava verde para os veículos. Poucos segundos depois, o trem colidiu com o caminhão, que foi arremessado para frente, atingindo os demais veículos.
Prefeitura de Pinhais diz que a sinalização do local está em condições adequadas
A Prefeitura de Pinhais se manifestou em nota a respeito do acidente e informou que prestou toda a orientação e auxílios para a normalização do trânsito do local. “Em face de um acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira (8), na linha férrea que passa pelo cruzamento das Avenidas Iraí com Ayrton Senna e Camilo di Léllis, a Prefeitura de Pinhais ressalta que prestou todas as orientações e auxílios necessários para a normalização do trânsito. Desde o início do acontecimento, equipes da Guarda Municipal e Defesa Civil estiveram no local e demais pontos orientando motoristas e pedestres”.
A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Seset) salientou ainda que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo Artigo 212, prevê infração gravíssima para o condutor que deixar de parar o veículo antes de transpor linha férrea, que tem sempre a preferência.
“Importante ressaltar que a sinalização viária no local, tanto horizontal quanto vertical, se encontra em condições adequadas. Ademais, um funcionário da empresa Rumo, que administra a ferrovia, está sempre no cruzamento por onde passa o trem”, diz a nota.
“Este perímetro, no sentido Curitiba, funciona como um pátio de manobras da Rumo, e nem todos os trens que se aproximam do cruzamento efetivamente o atravessam. Isso tornou inviável a sincronização com o semáforo. O assunto já foi discutido com a empresa Rumo, porém, nenhuma solução viável foi apresentada até o momento”, completa a nota.