- Atualizado há 15 segundos
Motoristas de ônibus foram à Câmara Municipal de Curitiba, na manhã desta terça-feira (29), para pedir soluções sobre o aumento do caso de jovens utilizando a ‘rabeira’ nos ônibus do transporte coletivo. Em um dos relatos, o motorista Mauro Machado contou que já levou até cusparada ao pedir que jovens não façam a ‘rabeira’ no ônibus.
“Parece que é a gente quem está errado e a recepção é péssima. Fui alertar e acabei hostilizado e é o que eles sempre acabam fazendo. Eles cospem na gente, além de quebrarem o ônibus e ameaçarem os passageiros”, disse.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
A manifestação dos motoristas aconteceu após a morte do adolescente Lucas Viante Machado, de 14 anos, ao pegar ‘rabeira’ em um ônibus biarticulado no bairro Xaxim, em Curitiba, no último sábado (26). Para Machado, é necessária uma união para evitar que novas tragédias aconteçam.
“A gente pede a participação do poder público, das famílias e das escolas. A gente faz de tudo para evitar o acidente, mas acontece. Agora nós temos um pai em prantos e, por isso, viemos aqui para conseguir um apoio do poder público, porque as forças de segurança precisam olhar pela gente”, destacou.
O presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba (Sindimoc), Anderson Teixeira, que representa a categoria, explicou que a intenção é buscar na Câmara um consenso sobre um projeto que ataque o problema das ‘rabeiras’.
“Nós, analisando o projeto que prevê multa, entendemos que vai muito sobre a punição. Nossa ideia é a regulamentação das bicicletas, para que os policiais possam agir, responsabilizando quem deu as bicicletas a estes menores”, explicou.
A reunião aconteceu com a presença do presidente da Câmara dos Vereadores, Tico Kuzma.
Presidente da URBS diz que vai pedir rapidez em projeto contra rabeira
O presidente da Urbanização de Curitiba (URBS), Ogeny Pedro Maia Neto, afirmou que vai pedir rapidez à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) na aprovação do projeto de lei que estabelece multa de 100 passagens (R$ 600) para quem for flagrado pegando rabeira. Outras medidas para intensificar a fiscalização foram anunciadas nesta segunda-feira (28).
“Vamos nos reunir com o presidente da casa, Tico Kuzma, e o Sindimoc, para organizar uma força-tarefa, com o apoio da Guarda Municipal e da Setran, para coibir essa prática nas canaletas”, disse o presidente da URBS, que ressaltou um aumento de acidentes nas canaletas em 2024, quando ocorreram 70 casos envolvendo ciclistas e pedestres, volume 21% superior ao de 2023.
Saiba mais clicando aqui.