PUBLICIDADE
Curitiba /
ENTRETÊ

Mostra de Calderari será inaugurada no sábado na Praça Alfredo Andersen

Nova mostra “Calderari: amar, além do mar” amplia esse diálogo, conectando arte, cidade e natureza, e levando a atuação museológica do MCAA para além das paredes do museu
Arte a ceu aberto: mostra de Calderari será inaugurada no sábado na Praça Alfredo Andersen Foto: Kraw Penas/SEEC-PR
Nova mostra “Calderari: amar, além do mar” amplia esse diálogo, conectando arte, cidade e natureza, e levando a atuação museológica do MCAA para além das paredes do museu

Redação*

04/11/25
às
7:24

- Atualizado há 5 horas

Compartilhe:

Músicos, fotógrafos, pintores e também alunos de instituições artísticas participam neste sábado (8), às 10h, da abertura da exposição recortes de “Calderari: Amar, Além do Mar”, instalada na Galeria da Praça Alfredo Andersen, em Curitiba. O espaço, implementado em 2024 para levar arte ao ar livre, agora celebra a trajetória de Fernando Calderari, um dos grandes pioneiros do abstracionismo no Paraná. 

O Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) – responsável por preservar a memória e o legado do artista – passou a cuidar da curadoria das obras exibidas nos totens dispostos na galeria a céu aberto. Na primeira exposição realizada na praça foram exibidas pinturas de Alfredo Andersen. Agora, a nova mostra “Calderari: amar, além do mar” amplia esse diálogo, conectando arte, cidade e natureza, e levando a atuação museológica do MCAA para além das paredes do museu.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Para Luiz Gustavo Vardanega Vidal Pinto (Vidal), curador da exposição e diretor do Museu Casa Alfredo Andersen, a mostra reafirma os propósitos que o próprio Andersen defendia. “A proposta da galeria transforma a Praça Alfredo Andersen em um verdadeiro ateliê a céu aberto, aproximando o público de uma experiência artística gratuita, educativa e acessível”, diz.

O evento de abertura contará com a apresentação do Grupo de Choro e Seresta da Fundação Cultural de Curitiba e a presença de diversas comunidades artísticas: as turmas de desenho, fotografia e pintura da Academia Alfredo Andersen; artistas da APAP/PR (Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná); o coletivo Urban Sketchers Curitiba, que registra a cidade por meio de desenhos feitos in loco; além dos alunos do Centro Cultural Carboni e do projeto Rolê Fotográfico da Toca Cultural, com participação especial do artista Wagner Melo.

A realização é do Museu Casa Alfredo Andersen, em parceria com a Secretaria  do Meio Ambiente de Curitiba e a Fundação Cultural de Curitiba, reafirmando o compromisso das instituições com a valorização da arte, da educação e do espaço público como território de convivência e expressão.

EXPOSIÇÃO – Mais do que uma homenagem, “Calderari: amar, além do mar” revela a pluralidade do artista. Conhecido por suas emblemáticas cenas marítimas, o artista também explorou paisagens ao ar livre, experimentações entre pintura e gravura e um expressivo conjunto de autorretratos que afirmam sua identidade criativa e sensível.

A mostra também ressalta a linhagem artística que moldou a história das artes plásticas no Paraná. Calderari foi aluno de Theodoro De Bona e de Alfredo Andersen, reforçando o elo entre mestres e discípulos que atravessa gerações e constrói o legado artístico do Estado.

“A exposição reafirma o papel transformador da arte como experiência coletiva, viva e cotidiana – um convite a redescobrir Calderari e o próprio centro histórico de Curitiba sob novas cores e perspectivas”, afirma Vidal.

Serviço:

Recortes de “Calderari – Amar, Além do Mar” na Praça Alfredo Andersen

Data: 08/11, sábado

Horário: 10h

Entrada livre e gratuita

Praça Alfredo Andersen, em frente ao Hospital Evangélico, no bairro Bigorrilho, entre as ruas Capitão Souza Franco e Augusto Stellfeld

*Com informações da AEN

TÁ SABENDO?

ENTRETÊ

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias