- Atualizado há 10 segundos
Causou intensa comoção nas redes sociais o falecimento, na última quinta-feira (3), da estudante da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Kamilli Teixeira Gabriel, de 21 anos. Ela estava em tratamento contra um tipo raro de câncer, chamado carcinoma neuroendócrino.
Segundo a UFPR, Kamilli ingressou em 2023 na licenciatura de Letras Inglês do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (Delem) da UFPR.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Em nota, professores do Letras Inglês manifestaram pesar e expressaram solidariedade a familiares e amigos. Contam que se lembrarão de Kamilli como uma aluna engajada com os estudos, dedicada ao fazer docente, sempre alegre em sala e solícita com os colegas. “Tinha uma postura humana e cuidadosa com todos ao seu redor”, dizem.
A estudante participava como voluntária do projeto de extensão Português Brasileiro para Migração Humanitária (PMBHI), que há mais de dez anos oferece aulas gratuitas para migrantes, refugiados e apátridas que vivem na Grande Curitiba.
“Era paciente e carismática com crianças que nem falavam português”, registra ainda Pollianna Milan, docente de português como segunda língua no Departamento de Literatura e Linguística (Dellin) e atual coordenadora Políticas Linguísticas da UFPR.
A jovem foi velada na última sexta-feira (4) na Capela Memorial São Francisco, em São José dos Pinhais. A despedida para cremação ocorreu no fim da tarde no Cemitério Memorial da Vida, na mesma cidade.