PUBLICIDADE
Luto /
DIA A DIA

Morre o pastor Gedelti Gueiros, fundador de tradicional igreja evangélica

Aos 93 anos, ele estava internado há quatro dias em um hospital de Vila Velha, na Grande Vitória, após sofrer um infarto
Gedelti Gueiros (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Aos 93 anos, ele estava internado há quatro dias em um hospital de Vila Velha, na Grande Vitória, após sofrer um infarto

Estadão Conteúdo

05/07/25
às
14:21

- Atualizado há 2 horas

Compartilhe:

Faleceu na madrugada deste sábado (5) o pastor Gedelti Gueiros, fundador e presidente da Igreja Cristã Maranata. Aos 93 anos, ele estava internado há quatro dias em um hospital de Vila Velha, na Grande Vitória, após sofrer um infarto.

A informação foi confirmada pela própria igreja, em nota publicada nas redes sociais. A perda do líder religioso mobilizou autoridades capixabas: o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), decretou luto oficial de três dias em todo o Estado. O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), também decretou luto de três dias na capital.

Gedelti Gueiros deixa uma filha e dois netos. Fundada por ele em 1968, a Igreja Maranata tornou-se uma das maiores denominações evangélicas do país, com mais de 5 mil templos no Brasil e atuação em cerca de 100 países.

Reconhecido como uma das principais lideranças do segmento pentecostal, Gueiros marcou gerações com sua pregação e condução da igreja por mais de cinco décadas.

Pastor Gedelti

Gedelti Gueiros, nascido em Bom Jesus do Itabopoana (RJ), foi com a família para Vila Velha ainda criança. Formou-se em odontologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e foi professor universitário.

Em 2013, ele foi preso sob acusação de estelionato, formação de quadrilha e duplicata simulada. Segundo denúncia do Ministério Público do Espírito Santo, Guedelti e outros integrantes da igreja teriam desviado o dízimo dos fiéis em uma movimentação financeira de R$ 24,8 milhões.

O pastor ainda teria sido acusado de coagir testemunhas do inquérito durante as investigações. Gedelti chegou a cumprir um período de prisão domiciliar por ter mais de 80 anos.

O gerente de Comunicação da ICM, pastor Josias Junior, divulgou que o velório será realizado neste sábado, às 16h, e aberto ao público no Maanaim de Carapina, na Serra, Grande Vitória. O sepultamento será no domingo, 6, às 13h, no Cemitério Parque da Paz, em Vila Velha.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias