- Atualizado há 20 horas
Faleceu no início da tarde desta quinta-feira (7), no hospital de Coronel Vivida, no sudoeste do Paraná, Sebastião Batista dos Santos, aos 123 anos. Ele estava internado há vários dias.
Viúvo e pai de nove filhos, dois deles já falecidos, Sebastião viveu praticamente toda a vida na cidade, para onde se mudou ainda na adolescência. Mesmo com a idade avançada, mantinha o hábito de cuidar da horta em casa e dizia que sua longevidade era resultado da fé em Deus e da dedicação ao trabalho.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Nascido em 15 de março de 1902, em Mangueirinha, no Centro-Sul do Paraná, Sebastião completou 123 anos em março de 2025. Pela idade registrada, ele poderia ser considerado o homem mais velho do planeta embora a confirmação oficial ainda dependesse das análises solicitadas ao Guinness Book nos últimos anos.
Uma vida que virou história
Em 2019, Sebastião Batista dos Santos foi oficialmente reconhecido como um dos homens mais velhos do Brasil. A Polícia Civil do Paraná, por meio do Instituto de Identificação, mobilizou uma força-tarefa de papiloscopistas para emitir uma nova carteira de identidade. Eles rastrearam seu registro civil, comprovaram a idade e documentaram um marco raro na história do Estado.
A entrega do documento virou um evento: familiares, vizinhos e até a rádio local se reuniram para acompanhar. Mesmo debilitado por um princípio de AVC, Sebastião recebeu a equipe com simpatia. Quando perguntaram qual era o segredo para viver tanto, ele sorriu e disse: “Graças a Deus tenho uma vida feliz, Ele é nosso pai verdadeiro.”
Entre risos e histórias, contou que ficaria orgulhoso em entrar para o Guinness Book como o homem mais velho do mundo. Antes da despedida, pegou sua gaita e tocou algumas músicas, como fazia nas festas de família.
As informações são da Catve.com.