- Atualizado há 8 meses
A professora Maria Amélia Sabbag Zaiko morreu nesta segunda-feira (23), aos 77 anos, após 45 dias de luta na UTI. A Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde Maria Amélia foi a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-reitora, de 1994 a 1997, lamentou o falecimento.
Em vida, Maria Amélia foi muitas. Pedagoga de formação, é ainda uma das maiores referências em avaliação do ensino superior. Fez parte da Comissão de Avaliação que criou o Programa de Avaliação das Universidades Brasileiras – PAIUB (1993-94) e depois participou também da Comissão Especial de Avaliação que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES (2003).
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Foi pró-reitora de Graduação por 12 anos, quatro na gestão de Carlos Alberto Faraco como reitor e 8 na gestão de Zaki Akel Sobrinho. Em sua última incursão como pró-reitora, auxiliou na expansão da Universidade para o interior do Estado. Entre 1994 e 1997, foi a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-reitora da UFPR. Foi também a primeira reitora, atuando de forma interina. Em 1997, disputou a reitoria e ficou em segundo lugar, na eleição com maior número de concorrentes da história: quatro. Formou vários bachareis e licenciados em Pedagogia e orientou diversas dissertações e teses, de mestrado e doutorado, como professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE.
Fez parte da concepção da Unila e de tantos outros projetos da educação brasileira. Trabalhou por muitos anos junto ao Ministério da Educação e atuou também na PUC-PR. Referência em sua área, era chamada com frequência para bancas e eventos. Reunia-se com seu grupo de amigos e colegas de pesquisa cotidianamente.
Esta mulher de história singular deixa, por aqui, muitos amigos, admiradores, um filho, Marcelo, e dois netos, Felipe e Alexandre. Maria foi brilhar em outro lugar.
O velório será realizado nesta segunda-feira (23), das 16h às 23h, na capela da Reitoria da UFPR. Toda comunidade universitária está convidada a prestar esta última homenagem e celebrar a vida da nossa amada professora, amiga, mãe, avó.
A comunidade da UFPR, enlutada, presta os mais sinceros sentimentos e solidariedade aos familiares, colegas e amigos neste momento de dor.