
- Atualizado há 39 segundos
O esporte de São José dos Pinhais e de todo o Paraná perdeu, nesta sexta-feira (14), um de seus nomes mais representativos. Morreu aos 42 anos Alessandro Hendler, o Rato, atleta com passagens pelo futsal, fut7 e futebol de campo, além de ex-secretário de Esportes do município e dirigente do São Joseense, clube da primeira divisão do Campeonato Paranaense.
Formado em Educação Física, Hendler teve trajetória marcada pela versatilidade dentro e fora das quadras. Atleta desde jovem, passou pelas categorias de base do Paraná Clube, defendeu Malutrom e Rio Branco (Paranaguá), atuou pelo Athletico no fut7 e integrou a seleção brasileira da modalidade, disputando o Mundialito. No futsal, jogou duas edições da Série Ouro estadual, marcando 18 gols. Mais recentemente, exercia a função de diretor esportivo no São Joseense.
A notícia da morte causou grande comoção na comunidade esportiva. O presidente da Federação Paranaense de Boxe e campeão mundial nos anos 1990, Macaris do Livramento, lamentou profundamente a perda. “Acabamos de perder um grande amigo e um dos maiores incentivadores do boxe paranaense. Na época de secretário de esportes de São José dos Pinhais, Alessandro não media esforços para apoiar os eventos e o nosso projeto social do Centro de Excelência de Boxe”, declarou.
O deputado estadual Thiago Bührer também prestou homenagem. “É com enorme tristeza que comunico o falecimento do meu grande amigo Alessandro Hendler. Sua dedicação, seu profissionalismo e sua paixão pelo esporte marcaram todos que conviveram com ele. Sua partida inesperada deixa um vazio imenso na comunidade esportiva. Que suas conquistas e a memória de sua trajetória sirvam de conforto neste momento de dor”, publicou. De acordo com o deputado, Alessandro teve um complicação cirúrgica por conta de uma infecção na boca.
A prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da prefeita Nina Singer, lamentou a morte do ex-secretário. Em nota, destacou sua atuação como gestor esportivo e sua dedicação à comunidade. “Uma perda imensa para todos que tiveram o privilégio de acompanhar sua dedicação ao esporte e à cidade. Meus sentimentos à família e aos amigos.”
A Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS) também se manifestou, ressaltando a importância de Hendler para o futsal do Estado. “Carinhosamente conhecido como ‘Rato’, Alessandro dedicou toda a sua vida à modalidade, tendo atuação marcante como atleta, coordenador técnico do São Joseense Futsal, ex-secretário de Esportes e gestor esportivo. Sua partida representa uma perda imensa para o futsal nacional e, em especial, para o paranaense”, diz a nota da entidade.
Em homenagem ao dirigente, a FPFS determinou que todos os jogos do fim de semana terá um minuto de silêncio.