
- Atualizado há 29 segundos
A Fundação Índigo, ligada ao partido União Brasil, vai realizar em Curitiba no dia 27 de novembro o evento político SOS Segurança Pública, que tem, segundo os organizadores, o “objetivo de reunir profissionais, especialistas e gestores para compartilhar experiências, discutir soluções”. Na prática, o evento, contudo, não passa de um comitê político montado pelo senador Sergio Moro.
Moro chamou pro evento partidário o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o presidente do partido, Antonio Rueda, e o deputado federal Guilherme Derrite, entre outros. Apenas um dos convidados, Rodrigo Pimentel, ex-capitão do BOPE e consultor de segurança pública tem experiencia no assunto.
Outra curiosidade é que o evento acontece no Paraná, um dos estados mais seguros do Brasil, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Os homicídios dolosos caíram 10% e o número de roubos reduziu 23,7% no Paraná em 2024, em relação a 2023, de acordo com o estudo mais recente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O Paraná não tem nenhum município entre os mais violentos do País e está entre os seis com as menores taxas de mortes violentas intencionais, acima da média nacional.
A aliados Moro tem demonstrado preocupação com o fato de Antonio Rueda ter sido incluído pela Polícia Federal na investigação sobre esquemas do PCC.