- Atualizado há 3 anos
O apoio de Ratinho Junior (PSD) é claro: Paulo Martins (PL) é seu candidato ao Senado. A coligação dele, porém, possui outros três nomes: Orlando Pessuti (MDB), Aline Sleutjes (Pros) e o que as pesquisas apontam como o mais forte deles: Sergio Moro (União).
Na noite desta segunda-feira (12), Martins, Pessuti e Moro subiram no mesmo palanque durante evento no Restaurante Madalosso e o objetivo também era o mesmo, conquistar o apoio de prefeitos aliados do governador do Paraná.
No ‘xadrez político’, todos tentam tirar voto do líder nas pesquisas, Alvaro Dias (Podemos), mas ninguém sabe se isso é suficiente. A atual eleição impede, por exemplo, um trabalho conjunto de Moro e Martins, uma vez que a disputa vale vaga única. Martins é candidato também de Bolsonaro (PL), mas Moro tem feito acenos aos eleitores do atual presidente. Há algumas semanas declarou ter o mesmo adversário do capitão: o ex-presidente Lula (PT).
Os prefeitos do Paraná, por sua vez, se dividem. Entre apoios a um ou outro, há aqueles que entendem que ‘forçar’ voto no Senado é arriscar perder o voto no Governo e em seus deputados. Para os prefeitos, vices-prefeitos e vereadores o que mais vale é mostrar poderio no voto ao governador Ratinho Junior e aos deputados vinculados ao grupo político de cada município.
No avanço do jogo, uma fase está próxima: o debate na TV Band. Foram convidados os 8 candidatos com representatividade no Congresso Nacional, mas até o momento não se sabe se todos estarão presentes.
Confirmaram presença: Aline Sleutjes, Desiree (PDT), Orlando Pessuti, Paulo Martins e Rosane Ferreira (PV).
Os líderes nas pesquisas, porém, Alvaro Dias e Sergio Moro, ainda não. Outro que não está confirmado ainda é Laerson Matias (Psol).
O debate irá acontecer no próximo sábado (17), às 21h45.