
- Atualizado há 10 horas
Moradores de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, estão avaliando a destruição após a passagem de um tornado que atingiu o bairro Guatupê, no fim da tarde deste sábado (10). Há dezenas de imóveis, entre casas e apartamentos, destelhados, janelas de casas destruídas, garagens, carros atingidos por telhas, árvores e galhos caídos sobre ruas e comércios.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) analisou os registros (assista abaixo) e confirmou a ocorrência do fenômeno.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Os moradores do Guatupê filmaram uma formação de nuvem em formato de funil, além de objetos sendo arremessados e girando no ar. O desespero tomou conta de quem notou o evento no céu junto de rajadas de vento.
Segundo a Defesa Civil, a área mais impactada pelos ventos foi a região do Guatupê, mais especificamente o Jardim Brasil. O fenômeno teria ocorrido entre 17h e 18h.
A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Defesa Civil, informou que lonas serão entregues aos moradores que tiveram as casas destelhadas pelo tornado. A informação inicial é que a distribuição acontecerá na subprefeitura do Guatupê, que fica na Praça da Juventude.
Para a imprensa, o Simepar informou que a classificação do tornado será possível apenas após visitas técnicas na região.