- Atualizado há 2 semanas
Agentes de segurança precisaram intervir em conflito, motivado por questões fundiárias, entre os moradores do bairro Eletrosul e a população indígena de Guaíra, no Oeste do Paraná. A desavença aconteceu na noite de terça-feira (27). As informações são da Catve.com.
Nas imagens compartilhadas em redes sociais, é possível observar alguns instantes dos momentos de tensão. É perceptível o som de vozes com o tom elevado, gritos, ruídos de uma motosserra e o estouro de um artefato explosivo. Os envolvidos estão em um campo, iluminado pelos faróis de um carro branco.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui.
Após a ocupação de terra por parte dos indígenas, os moradores locais também decidiram ocupar os territórios invadidos recentemente, alegando que “a lei é para todos”. Os moradores do bairro prometeram montar barracas nas propriedades, assim como os indígenas fizeram.
O conflito cessou com a presença de servidores das esferas pública federais, estaduais e municipais. A Polícia Federal iniciou as investigações para apurar a responsabilidade criminal dos envolvidos no conflito.
O Portal Catve.com tenta contato com a Força Nacional, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e representantes da Eletrosul.
Com relação aos feridos, constatou-se que, até o presente momento, (quatro) indígenas foram vítimas de agressão e necessitaram de atendimento hospitalar.