
- Atualizado há 5 horas
A nova iluminação da Praça Rui Barbosa está mudando a forma como moradores e frequentadores vivem um dos espaços mais tradicionais do Centro de Curitiba. Com a substituição de 226 luminárias convencionais por LED e 60 novos pontos espalhados pelo local, como parte das ações do programa Curitiba de Volta ao Centro, a praça que ficou clara, acolhedora e segura, ganhou um novo ritmo à noite, de acordo com a opinião de quem passa diariamente pelo local.
A estudante Amanda Vitória Maciel, de 16 anos, conta que a mudança trouxe mais tranquilidade para algo simples do dia a dia, como passear com a cachorrinha.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“Era muito perigoso. Já vi vários assaltos e me sentia bem insegura. Mas gostei bastante, ficou bem mais claro, era o que estava precisando pra dar até uma outra cara pra essa praça. Com pouca iluminação a pessoa fica com medo de passar aqui no meio”, disse Amanda.

A praça, que concentra história, comércio, grande circulação de pedestres e um dos principais terminais de integração do transporte coletivo da cidade e da Região Metropolitana, recebeu um novo sistema de iluminação em LED, mais eficiente e sustentável. São 226 pontos de luz, com luminárias instaladas em postes de 6 e 12 metros de altura, além da criação de 60 novos pontos para atender toda a área.
A ação integra o PRO Curitiba, maior programa de obras e reformas da história da cidade, com mais de R$ 6 bilhões em investimentos previstos, e o projeto Curitiba de Volta ao Centro. Dentro desse programa, 94 ruas dos bairros Centro, Centro Cívico e São Francisco receberam nesse ano cerca de 1.900 novas luminárias LED.
A sensação de segurança também foi percebida por Valtir Fernandes, de 57 anos, que atravessa a praça com frequência. Para ele, a iluminação mais potente muda o comportamento no espaço público.
“A última vez que eu passei estava bem escuro e hoje está bem clarinho, tá bom mesmo. Tem muitos moradores de rua aqui, então, mais clarinho afasta porque eles gostam do lugar mais escuro. Eu acredito que iluminação traz mais segurança. Um lugarzinho mais escuro as pessoas que saem do seu trabalho têm até medo de passar, mas hoje, do jeito que está iluminado dá para enxergar de longe, de um lado e do outro da praça, então você fica tranquilo, você sabe que vai atravessar a praça bem mais seguro”, contou Fernandes.

A modernização da iluminação da Praça Rui Barbosa faz parte de uma estratégia maior da gestão do prefeito Eduardo Pimentel para revitalizar o Centro e devolver os espaços públicos à população.
“Cuidar da iluminação é cuidar das pessoas. Quando a cidade está bem iluminada, ela fica mais viva, mais segura e mais convidativa. A Praça Rui Barbosa é um símbolo do Centro e merece esse olhar atento”, afirma o prefeito.
A mudança também foi significativa para a universitária Maria Júlia Silva Biliato, de 22 anos. “Eu achei bom, porque a gente se sente mais segura, né? No escuro, a mulher principalmente fica com mais medo, né? Então eu achei ótimo”, afirmou a universitária.

Com luminárias mais potentes e mais postes pela praça, quem mora no entorno está percebendo que o local voltou a ser ponto de convivência. Pedro Manoel de Lima, de 55 anos, costuma passear à noite com os cachorros e diz que a iluminação favorece famílias e pessoas idosas.
“Melhorou bastante, eu que gosto de sair à noite com os cachorros pra passear acho que melhorou bastante. E pra as famílias também, quem quer sair passear, praça escura não tem sentido, né? Assim, do jeito que tá, tá bem melhor. E para os idosos também porque durante o dia às vezes faz muito calor ou tem algum outro motivo e a noite é um clima agradável. A gente vai sentar no banco de uma praça, bater um papo, conversar tranquilo, se sente muito mais seguro com a iluminação”, disse Pedro Manoel.

Com o novo sistema de iluminação, luminárias convencionais foram substituídas por LED. As luminárias utilizam luz em tom branco amarelado, com potências que variam de 33W a 200W, conforme a necessidade de cada trecho, garantindo conforto visual e uniformidade. Nas áreas com menos arborização, foram mantidos os superpostes. Já nos locais mais sombreados foram implantadas luminárias decorativas. Os tradicionais postes republicanos, que fazem parte da identidade visual do Centro, foram preservados.
A nova iluminação também complementa intervenções realizadas anteriormente no local, como a iluminação cênica da Rua da Cidadania Matriz, instalada em setembro, ampliando a valorização arquitetônica da praça.
A substituição das antigas lâmpadas por LED reduz o consumo de energia, aumenta a durabilidade dos equipamentos, diminui os custos de manutenção e gera benefícios ambientais. A obra é executada pela Engie, concessionária da iluminação pública de Curitiba, sob fiscalização da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
O secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, destaca que a melhoria vai além da estética. “A luz mais eficiente amplia o conforto para quem circula pelo local, melhora a sensação de segurança e torna a paisagem mais acolhedora no período noturno”, afirma Jamur.
Por concentrar grande fluxo de pedestres e veículos, a Praça Rui Barbosa exige um padrão técnico elevado de iluminação. Segundo o diretor do Departamento de Iluminação Pública da Smop, Tony Malheiros, a intervenção atende a uma demanda antiga.
“Já era um desejo antigo do departamento adequar e melhorar a iluminação deste local tão importante, que tem grande tráfego no Centro da cidade. A arborização e a geometria da praça sempre foram um desafio para atender à norma de iluminação pública”, explica.
Além da iluminação viária, o município investe em iluminação cênica de monumentos e prédios históricos, reforçando a segurança, a valorização urbana e incentivando os moradores que voltem a ocupar o Centro.
Também estão com novas iluminações cênicas os monumentos do Centro Histórico, no Largo da Ordem, como o Conservatório de MPB, Relógio das Flores, Casa da Memória ou ainda Casa Lerner e Igreja Presbiteriana da Comendador Araújo, no Centro, entre outras.
*Com informações da Prefeitura de Curitiba