
- Atualizado há 1 dia
Um montanhista com mais de 20 anos de experiência mostrou o ponto exato do Pico Paraná onde o jovem Roberto Farias, de 19 anos, acabou se perdendo e passou cinco dias caminhando pela mata até conseguir sair da região. O local fica em um trecho de bifurcação pouco sinalizado, próximo à trilha principal da montanha mais alta do Sul do Brasil.
O alerta foi feito por Marco Juski, de 43 anos, praticante de montanhismo há mais de duas décadas, que participou diretamente das buscas, auxiliando as equipes com uso de drones e prestando apoio às operações de rapel em áreas de difícil acesso.
Em vídeo gravado no local, Marco explica que a confusão ocorre em um ponto onde a trilha correta segue por uma direção específica, mas há outros caminhos que levam à descida por um vale. “Nesse fundinho de vale, a trilha segue para cá, com fitas. Mas, no instinto de continuar descendo, ele acabou seguindo por outro caminho, que também é uma trilha batida”, explicou.
Segundo o montanhista, Roberto subiu o Pico Paraná durante a noite para acompanhar o nascer do sol, o que pode ter contribuído para a desorientação na descida. “Como ele subiu à noite, não se atentou a esse ponto. Não é a primeira vez que alguém se perde aqui”, afirmou.
O trecho indicado por Marco possui várias saídas diferentes, todas com aparência de trilha. Uma delas leva ao Vale do Cacatu e outra contorna o Pico Paraná em direção ao Vale do Rio Cotia. “Para se perder aqui é muito fácil. Foi exatamente nesse ponto que aconteceu”, disse.
Assista ao vídeo