- Atualizado há 3 anos
A histórica cidade da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, ganhou desde o último fim de semana o tropeirismo urbano ‘Lapa Natureza – Caminho do Monge’, que é uma caminhada pelas belezas do município, indo desde o Parque do Monge João Maria até o Centro Histórico. Com pensão completa, o atrativo veio para ficar e emocionar os participantes.
A iniciativa foi possível por meio da operadora de turismo Tropeiro Urbano, que colocou o programa em operação. “Iniciamos a operação justamente no caminho em que as tropas passaram, indo em direção ao Parque do Monge, seguindo até ao Centro Histórico da Lapa. Foi muito interessante pela questão do tropeirismo e vegetação, que unem a nossa regionalidade, destacou Kallil Assad, diretor da operadora.
Além de todo o passeio pela história cidade da Lapa, os turistas terão pensão completa, com a comida típica e até a tão famosa coxinha de farofa. “O passeio termina em uma ida a uma bela cachoeira do nosso município. As pessoas que participaram do passeio tiveram uma experiência única”, salientou o diretor.
Entusiasta do Turismo na Lapa, o anfitrião lapeano, Márcio Assad, destacou o turismo religioso e de natureza presentes no passeio. “Tudo isso com contemplação de atrativos de fé e focados no monge João Maria. A pessoa que participa sai com um certificado, assim como no Caminho de Santiago de Compostela, e estamos buscando essa referência internacional, no sentido de que esse passeio especial fique registrado para sempre”, explicou.
Assad ainda salientou que a pensão completa garante um passeio de tranquilidade e sem preocupações. “A importância deste trabalho é que são pacotes personalizados, atendendo pequenos grupos e maiores, com até 40 pessoas. Tudo isso com alimentação da comida típica lapeana, café com mistura e a estrela, que é a coxinha de farofa”, pontuou.
De acordo com o anfitrião da Lapa, como é reconhecido, é apenas o começo de um caminho de fé que deve ficar ainda maior. “Buscamos no futuro a implantação de mais atrativos, com a interação com o Morro de Santana, em Campo do Tenente, e o Parque Seminário, em Rio Negro, que tem o paço municipal que é um dos mais belos do Paraná. Estamos em tratativas para que isso aconteça no próximo semestre”, contou.
Assad salientou ainda que será criada uma Casa do Anfritrião, um recepitvo turistico que ficará no Parque do Monge. “Para o segundo semestre estamos organizando a casa do anfitrião, para quem faz o caminho do Monge. É uma nova etapa de descoberta do Monge João Maria e do turismo lapeano”, concluiu.
Serviço
Para buscar participar do novo turismo de Natureza e Fé pode-se buscar contato com a agência local Turislapa: ( 41) 99986-1011 ou com a Operadora Tropeiro Urbano, para as agências que queiram operar o roteiro: (41) 9612-8224.