- Atualizado há 13 horas
O modelo usado na construção do novo Hospital de Pinhais será referência para uma nova unidade que está sendo planejada para a capital paranaense. O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, evidenciou a forma de gestão pela parceria público-privada (PPP) e adiantou que esse modelo será usado na construção do Hospital do Bairro Novo. “Temos bastante coisa a compartilhar e temos muito a aprender. Eu fui lá em Pinhais buscar como você fez a PPP do hospital que está sendo concluído e nós vamos fazer a mesma maneira aqui em Curitiba”, disse Pimentel, direcionando a fala a prefeita de Pinhais, Rosa Maria.
A referência ao novo hospital de Pinhais aconteceu na manhã desta quarta-feira (6), durante um encontro da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), realizado no Salão de Atos do Parque Barigui.
O prefeito confirmou que o plano é construir um hospital em Curitiba utilizando o mesmo modelo de Pinhais. “Criei um ajuste administrativo diminuindo a máquina pública para a empresa que vai cuidar de concessões e PPPs. Nós estamos estruturando, do mesmo formato que foi feito em Pinhais, para a construção do Hospital do Bairro novo, com 250 leitos, que sem dúvidas vai fortalecer o atendimento nos limites com São José, Fazenda Rio Grande e Araucária”, defendeu Pimentel.
Ao Portal Nosso Dia, a prefeita de Pinhais Rosa Maria disse ter ficado honrada com a menção do prefeito de Curitiba ao modelo de construção do novo hospital.
“Fiquei imensamente honrada, pois tanto o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, quanto o secretário de Saúde do Estado, Beto Preto, citaram como exemplo de ser replicado o nosso novo hospital e maternidade de Pinhais. Isso nos dá a dimensão da responsabilidade e da importância do trabalho que estamos fazendo na saúde de Pinhais”, exaltou.
A construção do novo Hospital de Pinhais ocorre por meio de uma parceria público-privada (PPP), com concessão administrativa do consórcio Saúde Ltda., vencedor do processo licitatório. O contrato tem duração de 35 anos e prevê um investimento total superior a R$ 1,2 bilhão nesse período. A Prefeitura de Pinhais disponibilizou o terreno e reservou, com recursos próprios, o aporte de aproximadamente R$ 40 milhões.
A casa hospitalar terá 90 leitos (20 deles UTI), 100% SUS, e terá na estrutura centro cirúrgico, salas obstétricas cirúrgicas, leitos de recuperação pós-anestésica e centro de parto normal. A fiscalização e gestão ficará a cargo da Prefeitura de Pinhais, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde para o custeio e manutenção.
A reunião contou com a presença do secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto; do presidente da Assomec, o prefeito de Colombo, Helder Lazarotto; e outros prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba, entre eles a prefeita de Rio Branco do Sul, Karime Fayad, secretários municipais, vereadores e outras autoridades.