PUBLICIDADE
Região Metropolitana /
DIA A DIA

Modelo na construção de hospital em Pinhais será referência para nova unidade em Curitiba, diz Pimentel

Ao Portal Nosso Dia, prefeita de Pinhais, Rosa Maria, disse ter ficado honrada com a menção do prefeito de Curitiba ao modelo de construção do novo hospital.
Novo Hospital de Pinhais (Foto: Divulgação)
Ao Portal Nosso Dia, prefeita de Pinhais, Rosa Maria, disse ter ficado honrada com a menção do prefeito de Curitiba ao modelo de construção do novo hospital.

Geovane Barreiro

06/08/25
às
15:42

- Atualizado há 13 horas

Compartilhe:

O modelo usado na construção do novo Hospital de Pinhais será referência para uma nova unidade que está sendo planejada para a capital paranaense. O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, evidenciou a forma de gestão pela parceria público-privada (PPP) e adiantou que esse modelo será usado na construção do Hospital do Bairro Novo. “Temos bastante coisa a compartilhar e temos muito a aprender. Eu fui lá em Pinhais buscar como você fez a PPP do hospital que está sendo concluído e nós vamos fazer a mesma maneira aqui em Curitiba”, disse Pimentel, direcionando a fala a prefeita de Pinhais, Rosa Maria.

A referência ao novo hospital de Pinhais aconteceu na manhã desta quarta-feira (6), durante um encontro da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), realizado no Salão de Atos do Parque Barigui.

O prefeito confirmou que o plano é construir um hospital em Curitiba utilizando o mesmo modelo de Pinhais. “Criei um ajuste administrativo diminuindo a máquina pública para a empresa que vai cuidar de concessões e PPPs. Nós estamos estruturando, do mesmo formato que foi feito em Pinhais, para a construção do Hospital do Bairro novo, com 250 leitos, que sem dúvidas vai fortalecer o atendimento nos limites com São José, Fazenda Rio Grande e Araucária”, defendeu Pimentel.

Prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel. (Foto: Nosso Dia)

Honrada

Ao Portal Nosso Dia, a prefeita de Pinhais Rosa Maria disse ter ficado honrada com a menção do prefeito de Curitiba ao modelo de construção do novo hospital.

“Fiquei imensamente honrada, pois tanto o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, quanto o secretário de Saúde do Estado, Beto Preto, citaram como exemplo de ser replicado o nosso novo hospital e maternidade de Pinhais. Isso nos dá a dimensão da responsabilidade e da importância do trabalho que estamos fazendo na saúde de Pinhais”, exaltou.

Prefeita de Pinhais Rosa Maria. Foto: Portal Nosso Dia

Referência

A construção do novo Hospital de Pinhais ocorre por meio de uma parceria público-privada (PPP), com concessão administrativa do consórcio Saúde Ltda., vencedor do processo licitatório. O contrato tem duração de 35 anos e prevê um investimento total superior a R$ 1,2 bilhão nesse período. A Prefeitura de Pinhais disponibilizou o terreno e reservou, com recursos próprios, o aporte de aproximadamente R$ 40 milhões.

A casa hospitalar terá 90 leitos (20 deles UTI), 100% SUS, e terá na estrutura centro cirúrgico, salas obstétricas cirúrgicas, leitos de recuperação pós-anestésica e centro de parto normal. A fiscalização e gestão ficará a cargo da Prefeitura de Pinhais, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde para o custeio e manutenção.

A reunião contou com a presença do secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto; do presidente da Assomec, o prefeito de Colombo, Helder Lazarotto; e outros prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba, entre eles a prefeita de Rio Branco do Sul, Karime Fayad, secretários municipais, vereadores e outras autoridades.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias