- Atualizado há 9 horas
Com um aumento de quase 15 mil habitantes nos últimos anos, Fazenda Rio Grande lidera o crescimento populacional e, com isso, entra no radar para importantes investimentos, como mobilidade e saúde. Em um encontro que reuniu lideranças da cidade, na noite desta segunda-feira (13), no Restaurante Madalosso, o secretário da Casa Civil do Governo do Paraná, João Carlos Ortega, destacou o protagonismo que FRG tem adquirido.
“Lá atrás, a cidade era conhecida como dormitória. Isso mudou, temos grandes empresas aqui e com investimentos para novas virem, como por exemplo a LG (empresa que atua no ramo de eletrônicos), entre outras. Pensando nesse desenvolvimento, há projetos estruturantes, de mobilidade, nós temos uma condição fiscal muito boa, e eu posso garantir que, para o Governo do Estado, Fazenda Rio Grande é prioridade”, garantiu.
Segundo Ortega, o Governo do Paraná será parceiro de Fazenda Rio Grande em todas as áreas. “O governador Carlos Massa Ratinho Junior é um governante municipalista, pois é no município onde ficam as pessoas. Fazenda Rio Grande é importante e vive um grande momento. Vamos pisar no acelerador para levar mais indústrias e gerar mais emprego”, evidenciou.
E esses investimentos estaduais voltados à cidade metropolitana são vistos de forma proveitosa pelo prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes. Anfitrião do encontro, reeleito com a maior aprovação entre das cidades da RMC (79,85% dos votos), Marcondes comemorou a parceria com o Governo do Estado e citou o grande desafio da gestão municipal.
“Todos os dias estamos conversando com grandes parceiros, que ajudam a implantar os grandes projetos na cidade. Com eles, vamos ter ajuda para resolver os problemas de mobilidade, que fazem a população sofrer. Vamos fazer com que, no horário pico, o fazendense se desloque em 30 minutos de Fazenda Rio Grande até o Centro de Curitiba”, afirmou.
Na figura do secretário estadual Beto Preto, a área da saúde também teve importantes investimentos nos últimos anos em Fazenda Rio Grande. Ele esteve presente no encontro promovido pelo prefeito Marcondes e o destacou como um bom líder.
“Fazenda mais que dobrou de tamanho e o prefeito Marcondes conseguiu o feito de unir a cidade na reeleição. Fiz questão de vir aqui cumprimentar e dizer que estamos à disposição para fazer o melhor por Fazenda”, disse Beto Preto.
O secretário de Saúde relembrou o replanejamento para a construção de 4 novas unidades de saúde e a construção de uma segunda Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Avenida Portugal. “Conseguimos colocar o hospital municipal para funcionar, e teremos mais investimentos. Saúde nunca tem missão cumprida, mas sempre sendo cumprida”, concluiu Beto Preto.
Ainda, estiveram no encontro o deputado federal Toninho Wandscheer (PP), os prefeitos de Araucária, Gustavo Botogoski, de Mandirituba, Felipe Machado; presidente da Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa), Éder Eduardo Bublitz, ainda a vereadora e presidente da Câmara de Vereadores de Fazenda Rio Grande, Déia Teodoro; entre diversas lideranças comunitárias.