- Atualizado há 2 anos
Uma fase de testes na área de mobilidade urbana começa a funcionar nesta segunda-feira (7), em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. A ideia é instalar um sistema para retorno do estacionamento rotativo gratuito. O trabalho está sendo feito pelo Departamento de Trânsito/SMUR do município, cumprindo uma previsão no processo licitatório.
Com o início dos testes, a Prefeitura de Araucária esclarece que um veículo circulará pelas ruas da cidade, com informação de teste exposta e devidamente equipado com câmeras de monitoramento. Esse veículo não fiscalizará e nem notificará os motoristas e/ou carros que estiveram transitando.
“Próximo a reiniciar o monitoramento das placas com uso das câmeras, a Prefeitura realizará a divulgação em seus meios oficiais para a ciência de todos”, diz a Prefeitura. O sistema de monitoramento contratado prevê que as câmeras estarão em dois veículos devidamente caracterizados como do Trânsito/Rotativo.
A prefeitura decidiu por um sistema de estacionamento rotativo simples e totalmente gratuito, sem necessidade de cadastro ou de papel. O veículo pode permanecer por até duas horas em um mesmo setor. O monitoramento do fluxo de veículos ocorre por meio da leitura das placas (carros e caminhões), nas áreas onde há o rotativo. O desrespeito ao limite de tempo de permanência no setor do rotativo gratuito poderá acarretar em multa.
Atualmente, a área que abrange o Estar gratuito possui cerca de 1.500 vagas. A experiência de Araucária tem sido referência para outros municípios nas discussões sobre estacionamento rotativo e uso de tecnologias.