Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no InstagramFacebook e Twitter

PUBLICIDADE

Em visita ao a Curitiba e Região Metropolitana, nesta quinta-feira (9), a ministra da Saúde, Nísia Trindade anunciou o investimento de R$ 150 milhões para a construção do novo Hospital Municipal e Maternidade de São José dos Pinhais. A expectativa é que a unidade permita ampliar o atendimento para os 334,6 mil habitantes do município e seja um apoio para as demais cidades da região.

Somente na ala da maternidade serão nove leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto), três leitos em Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA), 32 leitos UTI e 50 leitos de alojamento conjunto. Outros setores ainda contarão com serviços como internação psiquiátrica, 40 leitos de UTI adulto, 10 leitos de UTI neonatal e 20 leitos de Unidades de Cuidado Intermediário (UCI) neonatal.

Há ainda uma ampla lista de serviços de apoio, incluindo lactário, banco de leito humano, agência transfusional, pronto atendimento geral e obstétrico, internação pediátrica, internação geral (cirúrgica e clínica médica), internação psiquiátrica, isolamentos, mãe canguru, laboratório de emergência, centro de diagnóstico por imagem (ressonância magnética, tomografia, mamografia, raios-X, USG), endoscopia e colonoscopia, centro cirúrgico e fisioterapia.

PUBLICIDADE

Em entrevista ao Portal Nosso Dia, a ministra, que visitou o local em que será instalado o novo hospital, destacou a importância do investimento para Curitiba e Região Metropolitana. "Será um novo Hospital de São José dos Pinhais, com 310 leitos e o componente da maternidade. O cronograma será definido junto com a Prefeitura de São José dos Pinhais", destacou a ministra.

Presente na visita, o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, salientou que com o recurso do Ministério da Saúde, mais o aporte de R$ 60 milhões do Governo do Paraná, a obra começara a sair do papel. "Fizemos um projeto de aporte e agora vem esse anúncio do Governo Federal para colocar no PAC essa obra. Demos um salto de expectativa e esperança, para ver agora essa obra sair do chão", salientou.

O próximo passo para que a obra começa a sair do papel é a realização da licitação pela Prefeitura de São José dos Pinhais, o que deve acontecer nos próximos dias.