PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

Meu Primeiro Papai Noel Surdo estreia no sábado com mensagem poderosa de inclusão

Com 30 minutos de duração, Meu Primeiro Papai Noel Surdo é um espetáculo interativo que propõe uma releitura do imaginário do Natal a partir da perspectiva da cultura surda
O espetáculo “Meu Primeiro Papai Noel Surdo” será encenado sábado e domingo no Natal da Praça Santos Andrade (20/12) e no Bosque Alemão (21/12). Foto: Divulgação
Com 30 minutos de duração, Meu Primeiro Papai Noel Surdo é um espetáculo interativo que propõe uma releitura do imaginário do Natal a partir da perspectiva da cultura surda

Redação com SMCS

18/12/25
às
10:38

- Atualizado há 2 horas

Compartilhe:

Em meio a tantas superproduções, um espetáculo pode ser chamado de pequena joia do Natal de Curitiba 2025: são apenas três atores e o palco de estreia tem exatos 9 metros quadrados. Mas o título da apresentação gratuita revela sua importância e dimensão. A peça Meu Primeiro Papai Noel Surdo é inédita e terá suas únicas apresentações neste fim de semana. O espetáculo é uma poderosa mensagem de inclusão.

Serão quatro apresentações imperdíveis, no sábado (20/12), no Natal da Praça Santos Andrade (Centro), e domingo (21/12), no Bosque Alemão (Vista Alegre), ambos os locais com sessões às 14h e 16h. Na Praça Santos Andrade, a peça será encenada na Casa do Papai Noel (com seus 9 metros quadrados) e, no Bosque Alemão, na Casa do Pão de Mel (Oratório de Bach).

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Com 30 minutos de duração, Meu Primeiro Papai Noel Surdo é um espetáculo interativo que propõe uma releitura do imaginário do Natal a partir da perspectiva da cultura surda. Realizada integralmente em Língua Brasileira de Sinais (Libras), a apresentação convida o público a vivenciar um Natal visual, vibratório e afetivo, no qual diferentes formas de comunicação e percepção são celebradas.

Nesta montagem, a Língua Brasileira de Sinais deixa de ser apenas um recurso de acessibilidade e passa a ocupar o centro da criação artística. Há ainda uma inclusão singular: desta vez, são os gestos que ganham voz, com a tradução de Libras para o português oral, abrindo ao público ouvinte uma nova forma de perceber a cena.

A força da inclusão

O espetáculo conta a história de uma menina surda que expressa sua frustração ao perceber que o Natal, tradicionalmente, é pensado principalmente para ouvintes. Diante desta constatação que entristece, surge a Mamãe Noel Surda, acompanhada por sua Duende, e atinge um momento especialmente emocionante com a entrada do Papai Noel Surdocego, que se comunica por meio da Libras tátil. Essa cena simboliza a força da inclusão e o reconhecimento das múltiplas formas de comunicação existentes.

Felipe Patrício, produtor de Meu Primeiro Papai Noel Surdo, conta que o espetáculo será apresentado por um elenco formado exclusivamente por artistas surdos.

“Essa escolha não é apenas estética, mas política e cultural, pois reafirma o compromisso com a representatividade e com as políticas de valorização da diversidade necessárias na cultura”, explica o produtor, que também é sócio da Fluindo Libras, produtora cultural responsável pela realização da peça.

O texto é assinado por Jonatas Medeiros e propõe uma mensagem de que a verdadeira luz do Natal nasce da união, do respeito e da aceitação das diferenças. “A dramaturgia se desenvolve como uma verdadeira poesia visual, inspirada na literatura surda, valorizando o olhar ampliado, a expressão corporal e a língua de sinais como patrimônio cultural”, defende o autor.

No elenco estão os atores Gabriela Grigolom, Rafaela Hoebel e Carlos Eduardo Vilela. Gustavo Moura, Patrícia Alvino e Viviana Rocha assinam a cenografia e o figurino. A direção é coletiva, de todos os integrantes da produção.

A tradução para o português oral será feita pelas interpretes Chiris Gomes e Dani Marrie.

Com apoio da Fundação Cultural de Curitiba e do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Paraná (Sated-PR), Meu Primeiro Papai Noel Surdo tem co-produção da Fluindo Libras com a Sala 603 e a Caveira Surda Produções.

Políticas públicas

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH) é a responsável pela articulação intersetorial de políticas públicas da Prefeitura de Curitiba para a pessoa com deficiência, entre outros segmentos.

Para quem não ouve, o órgão também oferece os serviços da Central de Libras (Língua Brasileira de Sinais), cujas intérpretes atuam em eventos e dão suporte individual em salas de parto, espetáculos, seminários e audiências judiciais.

Este ano elas também ministraram o curso on-line de Libras Básica para 20 servidores inscritos em quatro turmas. O objetivo é que eles possam atender melhor, nos diversos órgãos da Prefeitura, os cidadãos que não podem ouvir.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Curitiba tem 20.645 pessoas com limitações auditivas, mesmo usando aparelhos. Destas, 6.114 não conseguem ouvir de modo algum e 14.531 têm surdez parcial. Os dados fazem parte do censo populacional realizado em 2022.

Serviço

Meu Primeiro Papai Noel Surdo
Datas, horários e locais: sábado (20/12), às 14h e 16h, na Casa do Papai Noel do Natal da Praça Santos Andrade, no Centro; e domingo (21/12), às 14h e 16h, na Casa do Pão de Mel (Oratório de Bach), no Bosque Alemão, no Vista Alegre
Gratuito

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias