- Atualizado há 11 segundos
O secretário estadual da Saúde do Paraná, Beto Preto, fez um alerta nesta sexta-feira (3) sobre os riscos da ingestão de bebidas alcoólicas, especialmente destiladas vendidas fracionadas em drinks e doses. A fala ocorreu após a notificação do primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no Paraná.
“Volto a insistir muito cuidado na ingestão de bebida alcoólica. Principalmente nas destiladas vendidas fracionadas e em drinks, para que possamos passar por esse momento com o mínimo de pessoas atingidas”, disse.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
O caso de suspeita de intoxicação envolve um homem de 60 anos, morador de Curitiba, que está internado em estado grave. Ele deu entrada em um hospital da Capital na quarta-feira (1º), após sofrer um atropelamento, e relatou ter consumido uma bebida destilada. Durante a internação, apresentou sintomas compatíveis com intoxicação por metanol e permanece inconsciente.
Segundo Beto Preto, a Sesa já notificou oficialmente o Ministério da Saúde e aguarda os resultados laboratoriais para confirmar ou descartar a suspeita. “Nas próximas horas, uma reunião com a pasta federal deve discutir a disponibilização de etanol farmacêutico, utilizado no tratamento de intoxicações por metanol”, afirmou.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça que serviços de saúde públicos ou privados devem notificar imediatamente o Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná (CIATox) em casos suspeitos.
Além disso, recomenda-se que qualquer pessoa que apresente sintomas como visão embaçada, náuseas, falta de ar ou confusão mental após ingerir bebidas alcoólicas procure imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou hospital para receber os cuidados necessários.