
- Atualizado há 35 segundos
Mesmo ferido, o motorista de uma van teve uma atitude heroica ao salvar os passageiros que estavam com ele em um grave acidente registrado na madrugada desta quarta-feira (12), na BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná. O veículo pegou fogo após uma colisão envolvendo uma carreta e um caminhão-baú e, mesmo ferido, o homem usou uma faca para cortar os cintos de segurança e retirar os 15 ocupantes da van. O motorista da carreta morreu na batida.
O acidente aconteceu por volta das 4h45, no quilômetro 667 da rodovia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trecho estava em obras, com apenas a faixa da esquerda liberada ao tráfego, sinalizada e com fluxo lento. O motorista do caminhão-baú, ao perceber os veículos parados, tentou desviar pela faixa central, que estava interditada, e, ao retornar para a pista liberada, bateu contra a van. O impacto lançou o veículo de passageiros contra a mureta de proteção. Na sequência, o caminhão ainda atingiu a carreta que estava à frente.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Com a força da batida, a cabine do caminhão se desprendeu do chassi e ficou presa na traseira da carreta, enquanto o baú foi arremessado para o lado direito da pista. Em poucos instantes, tanto o caminhão quanto a van começaram a pegar fogo.
Mesmo ferido, o motorista da van conseguiu agir rapidamente: usando uma faca, cortou os cintos de segurança e retirou os 15 passageiros antes que o veículo fosse completamente tomado pelas chamas.
O motorista do caminhão-baú morreu no local. A perícia e o Instituto Médico-Legal (IML) foram acionados para os levantamentos técnicos e recolhimento do corpo.

Vítimas
Na van, que seguia com 15 passageiros e o motorista, duas pessoas ficaram gravemente feridas, um homem e uma criança, e uma mulher teve ferimentos leves. Os demais ocupantes escaparam sem lesões. O motorista da carreta sofreu ferimentos leves e recebeu atendimento médico no local.
Investigações
As causas do acidente ainda serão apuradas pela perícia. A PRF informou que o trânsito no sentido sul da BR-376 segue totalmente interditado e, por volta das 9h30, tinha mais de 20 km de fila.