- Atualizado há 4 horas
Em menos de um mês de funcionamento, a primeira unidade do Poupatempo Paraná, instalada pelo Governo do Estado, no Shopping Estação, em Curitiba, já ultrapassou a marca de mil Carteiras de Identidade Nacional emitidas. O número foi alcançado em 17 de outubro, apenas 15 dias após a inauguração oficial, em 2 de outubro. Entre os dias 20 e 22 deste mês, o volume de emissões continuou crescendo, ultrapassando a 1.500 carteiras emitidas.
Além da emissão de documentos, a unidade já realizou 3.791 atendimentos presenciais em seus primeiros 15 dias de operação, uma média de 253 diariamente. O índice de satisfação dos usuários também reflete a aprovação do modelo: 99% das avaliações feitas ao fim de cada atendimento são positivas.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
O serviço de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substitui os antigos RGs estaduais, segue o novo padrão nacional unificado, utilizando o número do CPF como identificador. A primeira via é gratuita e, desde o início da implantação, o serviço tem sido um dos mais procurados pelos cidadãos.
O sistema do Poupatempo Paraná é integrado ao do Instituto de Identificação do Paraná, garantindo a proteção dos dados pessoais, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Essa integração assegura agilidade, eficiência e segurança na entrega dos documentos à população.
De acordo Leandro Moura, superintendente de Governança de Serviços e Dados do governo estadual, o resultado demonstra o sucesso do novo modelo. “Essas mais de mil identidades representam a velocidade com que estamos atendendo a população. Isso é o resultado de uma gestão eficiente que corre para garantir o acesso às políticas públicas. Seguimos nesse ritmo, a mil, para levar mais serviços e dignidade aos paranaenses”, destaca.
A definição de que o Poupatempo Paraná é mais um canal estratégico de acesso à serviços é reforçada pelo diretor do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), o delegado Marcus Vinícius Michelotto. “A presença do Instituto de Identificação no Poupatempo, atendendo uma necessidade primária da população, que é o documento de identidade, é mais uma maneira de garantirmos o acesso à cidadania. A integração Instituto de Identificação do Paraná com o Poupatempo é para nós motivo de satisfação, e essa união marca o compromisso do Governo em atender os paranaenses com proximidade e excelência em todos os níveis”, afirma.
Segundo dados do IIPR, de janeiro a outubro, foram emitidas em todo o Estado, 1.141.234 novas carteiras de identidade. Apenas na Capital, foram 204.043 novos documentos no período.
O ESPAÇO – O Poupatempo Paraná é mais um canal de acesso da população aos serviços do Estado. Além do Instituto de Identificação, os atendimentos mais procurados na unidade curitibana são os do Detran-PR, Copel, Sanepar e Procon-PR. No local, o cidadão também pode solicitar ligação de energia elétrica, emissão de segunda via de faturas, cadastro em programas habitacionais, encaminhamento ao seguro-desemprego, consultas de vagas de trabalho e emissão da Carteira de Trabalho Digital, entre outros.
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mediante agendamento prévio no site do Poupatempo Paraná ou nos totens instalados na própria unidade. Entre às 8h e 10h, o acesso ao Poupatempo do Shopping Estação é feito pela Avenida Sete de Setembro, em frente à Praça Eufrásio Corrêa. A unidade fica no piso G3. A lista completa de serviços também está disponível site.
PRÓXIMOS ENDEREÇOS – O espaço de Curitiba é o primeiro de uma rede de 20 unidades que serão implantadas em todas as regiões do Estado. A expansão segue em ritmo acelerado, com as próximas aberturas já definidas. Na próxima semana, no dia 31 (sexta-feira), o Poupatempo Paraná de Londrina começará a funcionar no Boulevard Shopping. Em seguida, em 4 de novembro, entra em operação a unidade de Ponta Grossa, no Palladium Shopping, e dois dias depois, em 6 de novembro, será inaugurado o Poupatempo de São José dos Pinhais, no Shopping São José.
Até o final do ano, estão previstas as inaugurações do segundo Poupatempo Curitiba (Pinheirinho); de Araucária; de Foz do Iguaçu; de Cascavel; de Maringá; e de Umuarama.
O projeto será implantado em três fases e deve ser concluído em até um ano, com novas unidades também em Campo Mourão, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Apucarana, Arapongas, Campo Largo, Pinhais e Toledo.
Com todas as unidades em funcionamento, o Poupatempo Paraná deve fazer até 7 milhões de atendimentos por ano, o que representa uma média de 27 mil por dia. Além de ampliar o acesso da população aos serviços públicos, o novo modelo trará economia de até 70% aos cofres do Estado, o que pode significar mais de R$ 2 bilhões em cinco anos.