PUBLICIDADE
Paraná /
DIA A DIA

Médica terá que pagar R$ 20 mil para a venezuelana que ofendeu no Paraná

 Segundo o processo, a médica, ao chegar no local de trabalho da imigrante, exigiu ser atendida por um empregado brasileiro
 Segundo o processo, a médica, ao chegar no local de trabalho da imigrante, exigiu ser atendida por um empregado brasileiro

Redação Nosso Dia

16/07/25
às
6:26

- Atualizado há 16 segundos

Compartilhe:

O Juizado Especial Cível de Toledo, do Oeste do Paraná, condenou uma médica brasileira a indenizar em R$ 20 mil, por danos morais, uma venezuelana. Segundo o processo, a médica, ao chegar no local de trabalho da imigrante, exigiu ser atendida por um empregado brasileiro. Segundo a versão da autora, a cliente citou a cor de sua pele, negra, pedindo o atendimento de uma pessoa branca.

Eis uma das falas da ré: “Não é só por ela ser venezuelana, ela também é negra e eu não quero ser atendida por uma negra, eu quero uma pessoa branca”.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Já a médica descartou o dano moral alegado. Afirmou que a manifestação de sua preferência por um brasileiro se deu pela dificuldade comunicacional com pessoas de outros países.Testemunhas indicadas pela autora confirmaram a versão dela e acrescentaram que a ré teria falado que o “povo” dela não entendia português. 

O projeto de sentença homologado pelo juiz Raphael de Morais Dantas entendeu que os fatos narrados tiveram o intuito de abalar a honra e a dignidade da autora, violando o artigo 5º, inciso X, da Constituição Federal.

“Considerando o contexto truculento e mal-educado, conforme narrativas das testemunhas, vislumbra-se que a intenção da requerida era macular a autora”, diz o texto.

“Não haveria a necessidade de pronunciar em alto e bom tom a necessidade de atendimento por brasileiro, ou dizer que este ‘povo’ não entende o que eu falo, indicando desprezo pelo que não é nacional. Evidente, portanto, a ofensa à honra da parte autora, quando maculada em razão da sua origem.”

As informações são da Catve.com.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias