- Atualizado há 9 meses
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) definiu pelo indiciamento da médica Carolina Fernandes Biscaia, de Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, pelos crimes de estelionato, falsificação de documentos e lesão corporal. Ela é acusada por pacientes de emitir falsos laudos de câncer de pele e indicar cirurgias desnecessárias.
As investigações começaram em março, após suspeitas dos procedimentos pedidos pela profissional. Desde então, foram pelo menos 30 denúncias feitas por pessoas diferentes. A defesa da médica afirmou que a cliente sequer foi intimada para exercer o direito ao contraditório e que os fatos serão esclarecidos.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Ao Portal g1PR, o delegado que investiga o caso, Helder Lauria, relatou que os pacientes passavam por pressão psicológica para a realização dos procedimentos. Ela examinava pintas e manchas na pele e afirmava que poderiam ser cancerígenas. Na consulta seguinte, ela é acusada de apresentar um laudo falso com diagnóstico de câncer de pele, com documentos falsos sendo colocados sobre os verdadeiros.
“Todas as vítimas relataram uma forte pressão psicológica feita pela médica durante a consulta para que fossem realizados os procedimentos tão logo ali no consultório, logo depois que ela dava o diagnóstico”, afirmou o delegado ao g1PR.
Agora, o caso foi encaminhado ao Ministério Público do Paraná (MP-PR), que ofereceu denúncia contra a médica pelos crimes de lesão corporal, estelionato, falsidade ideológica e exercer atividade ou anunciar que a exerce sem os requisitos necessários.
Carolina Fernanda está proibida de exercer a profissão desde maio deste anos, após o Conselho Regional de Medicina de Paraná (CRM-PR) a punir com a chamada “censura pública” por anunciar ter especialidades que não possui.
Confira o posicionamento do advogado de Caroline Fernanda, encaminhado ao Portal g1PR:
“A minha cliente sequer foi intimada, para exercer o direito ao contraditório; A Defesa encontra-se preparada com todas as teses defensivas, visando o esclarecimento dos fatos“, diz trecho da nota.