- Atualizado há 1 minuto
O Movimento Brasil Livre (MBL) anunciou que protocolará, na próxima segunda-feira (12), um pedido de cassação do mandato do vereador João Bettega (União), de Curitiba. A alegação do grupo é de que o parlamentar cometeu prevaricação ao não tomar providências diante de denúncias de improbidade administrativa envolvendo o presidente do Instituto Municipal de Turismo, José Luís Velloso, exonerado recentemente pelo prefeito Eduardo Pimentel (PSD). O cargo é de presidente do instituto é equivalente ao de secretário municipal.
A crise entre Bettega e o movimento culminou com sua expulsão do MBL nesta semana. Filiado ao grupo desde 2022, o vereador perdeu também todos os assessores ligados ao movimento, que entregaram os cargos em protesto. Eles acusam Bettega de ter sido conivente com práticas que contrariam os princípios defendidos pelo MBL, como o combate à corrupção.
De acordo com os ex-assessores, Bettega já tinha conhecimento de que Velloso possuía condenação por improbidade administrativa, o que violaria o compromisso público de Eduardo Pimentel de nomear apenas pessoas com ficha limpa para a administração municipal. Além disso, a conduta do vereador diante de casos de nepotismo envolvendo o gabinete do também vereador Eder Borges (PL) gerou insatisfação no movimento.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
O presidente nacional do MBL, Renan Santos, foi duro nas críticas. Em entrevistas e publicações, chamou Bettega de “burro e autoritário” e afirmou que sua atuação recente tem sido marcada por “vídeos idiotas” e alinhamento excessivo com pautas do ex-presidente Jair Bolsonaro — fator que também contribuiu para o rompimento.
Expulsão do partido
A coordenação nacional do Movimento Brasil Livre anunciou na quarta-feira 7 a expulsão do vereador de Curitiba João Bettega (União). Essa é a primeira expulsão pública de um parlamentar com mandato associado ao movimento em todo o País.
Bettega tem 28 anos e elegeu-se vereador no ano passado com mais de 12,3 mil votos. Ele fez carreira com vídeos nas redes sociais, onde reúne mais de um milhão de seguidores, se somados os públicos do seu perfil no Instagram e no Youtube.