PUBLICIDADE
RMC /
DIA A DIA

Marista Escola Social Ecológica promove 1º Fórum de Ecologia Integral

Transformando desafios climáticos em oportunidades de engajamento infanto-juvenil significativo” foi o tema do evento que aconteceu em Almirante Tamandaré-PR
Foto: Divulgação
Transformando desafios climáticos em oportunidades de engajamento infanto-juvenil significativo” foi o tema do evento que aconteceu em Almirante Tamandaré-PR

Por Assessoria

24/03/25
às
17:16

- Atualizado há 1 mês

Compartilhe:

O Marista Escola Social Ecológica, localizada em Almirante Tamandaré-PR, realizou o 1º Fórum de Ecologia Integral entre as turmas de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais. O tema do encontro foi “Ecologia Integral: Transformando desafios climáticos em oportunidades de engajamento estudantil significativo”.

O fórum convidou à reflexão e ação dos educandos sobre como enfrentar os desafios climáticos por meio dos princípios da economia solidária e dos aspectos fundamentais da justiça climática. A principal proposta do encontro foi conscientizar sobre a importância da ecologia integral e engajar os adolescentes de maneira significativa, para torná-los protagonistas na criação de soluções para problemas causados pelas mudanças climáticas.

Cerca de 300 adolescentes atendidos pela Escola Social Ecológica Ecologica participaram da Formação sobre ecologia integral, com o professor Humberto Herreras, mestre e doutor em Educação, e especialista em gestão ambiental. Os estudantes também tiveram oficinas sobre: Justiça Climática Economia Solidária, esta promovida pela Associação UTOPIA, uma cooperativa que atua na economia solidária através de prestação de serviços e produção de diversos tipos de produtos que promovem geração de renda aos trabalhadores.

A diretora da Escola Social Ecológica, Karin Santos Lacerda, conta sobre o trabalho realizado no Marista Escola Social Ecológica, que atua em Almirante Tamandaré-PR há 30 anos. “ Nos posicionamos a partir da qualidade da educação em tempo integral e das pautas ambientais. Para marcarmos esse posicionamento, realizamos na escola o primeiro Fórum de Ecologia trazendo para as discussões temas como a economia solidária, a ecologia integral e a justiça climática”, explica .

A professora Amanda Lima Duarte, docente de filosofia e ensino religioso, foi uma das organizadoras do evento, que ela considera ser um momento essencial na formação de jovens e adolescentes comprometidos com a justiça climática“Em sintonia com os valores maristas, o evento fortaleceu o protagonismo juvenil, mostrando que a transformação começa com pequenas ações e cresce na coletividade. Mais do que conhecimento, os participantes saíram inspirados a agir com responsabilidade e solidariedade pelo planeta e pelas pessoas”, disse a educadora.   

O Fórum trouxe temas atuais e relevantes, para que os estudantes pudessem entender como as ações incluídas no dia a dia de cada família, podem contribuir com um ambiente mais justo e sustentável para todos. O caminho para a justiça climática começa na conscientização dos jovens, e a estudante Helena Purkote, do 9º ano disse que aprender na prática com as oficinas despertou o interesse em transformar o meio no qual vive.

“Foi uma experiência diferente. Nos anos anteriores não tivemos nada parecido. Achei bem interessante também o fato de termos as oficinas, que despertou em nós a curiosidade sobre o tema do fórum. Gostei bastante da palestra também, que me fez refletir mais sobre como nós lidamos com a natureza dentro e fora da escola”, disse a educanda.

Campanha da Fraternidade 2025

            O tema da campanha da Fraternidade é “Fraternidade e Ecologia Integral”, com o lema: “”Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31)”, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na Quarta-Feira de Cinzas, em Brasília.

            A campanha foi inspirada por alguns pilares, como a Carta Encíclica Laudato Si’ do papa Francisco, que em 2025 completou 10 anos, o Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, que completou 800 anos de composição, e a COP 30, que será realizada no Brasil em novembro deste ano.

COP 30 2025          

Neste ano o Brasil é a sede da COP 30, que acontecerá em novembro, em Belém-PR, celebrando a primeira vez que o país receberá a conferência da ONU em território amazônico. É esperado um público de 40 mil pessoas do mundo todo no evento, entre líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais, e visitantes, que discutirão sobre os problemas ambientais e buscam soluções para que os países possam encontrar formas de amenizar a mudança climática.

Um dos temas da COP30 é a “Justiça Climática”, oficina praticada dentro do Fórum de Ecologia da Escola Ecológica, ministrada pelo professor de geografia da unidade, Raul Ferreira. “Eventos como o Fórum de Ecologia Integral são essenciais para o desenvolvimento dos adolescentes, pois promovem consciência ambiental, pensamento crítico e engajamento social. Além de ampliar o conhecimento sobre sustentabilidade, esses eventos incentivam o protagonismo juvenil, estimulam habilidades como comunicação e trabalho em equipe, e motivam a criação de projetos ecológicos”, explica o professor.

Sobre o Marista Escola Social Ecológica

O Marista Escola Social Ecológica, localizado em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, é uma unidade educacional do Marista Brasil, que tem como missão, há 32 anos, oferecer uma educação integral e transformadora para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. 

Fundada com o propósito de promover o acesso à educação de qualidade, a escola atende 304 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em tempo integral, garantindo não apenas a formação acadêmica, mas também o desenvolvimento humano e social. A escola se destaca pelo seu compromisso com a sustentabilidade, a educação ambiental e o protagonismo estudantil, preparando os alunos para atuarem como cidadãos conscientes e participativos.  

A escola busca estimular a consciência ecológica em toda a comunidade educativa no currículo e na cultura institucional. Iniciativas como a Horta Escolar, que fornece alimentos para o almoço dos estudantes, e o Desperdiçômetro, que conscientiza sobre o desperdício de alimentos, demonstram o compromisso com a alimentação saudável e a preservação do meio ambiente 

Seu posicionamento estratégico é ser escola integral em tempo integral com foco na oferta de uma educação inovadora, sustentável e regenerativa, que contribua na transformação social do território em que está inserida.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias