- Atualizado há 3 semanas
A deputada estadual Maria Victoria (PP) participou nesta terça-feira (19) do início das obras de construção do Parque Tecnológico Industrial da Saúde do Tecpar em Maringá. O lançamento da pedra fundamental contou com a presença do vice-governador Darci Piana.
O Parque Tecnológico do Tecpar vai abrigar indústrias de medicamentos biológicos e de produtos de ponta na área de saúde. Maria Victoria afirmou que o Parque estabelece um ecossistema de saúde, inovação e pesquisa em Maringá e na região.
“Teremos aqui produção local de medicamentos biológicos e modernos, isso vai reduzir a dependência de importações e diminuir os custos para o SUS. Resultado do trabalho conjunto do Governo do Estado, prefeitura de Maringá e Governo Federal”, disse.
O vice-governador Darci Piana destacou o aumento dos investimentos em Saúde do Governo do Paraná e o fortalecimento do Tecpar. “A saúde é uma prioridade para o Governo do Estado. Enquanto muitos estados reduziram seus investimentos em saúde após a pandemia, o Paraná continua mantendo leitos e investindo nos hospitais e equipamentos de saúde. O Tecpar é um orgulho dos paranaenses, já produz vários medicamentos para SUS, e agora, diversificando as suas atividades, vem somar a isso outros produtos de relevância para a saúde pública”, afirmou Piana.
Obra
Com investimentos de R$ 24 milhões, as obras preveem a infraestrutura completa na área de 100 mil metros quadrados, com asfaltamento de ruas, construção de um prédio administrativo, central de utilidades e outras edificações necessárias para o funcionamento do parque.
Após a finalização dessa etapa, novos investimentos, públicos e privados, serão realizados no parque tecnológico, que tem como vocação a produção de insumos estratégicos para o Ministério da Saúde, bem como parcerias para a Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos.
O diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, lembrou que essa infraestrutura que passa a ser construída contribuirá, futuramente, para transformar o parque tecnológico em um polo biotecnológico.
“Isso, consequentemente, transformará Maringá em um dos principais polos farmacêuticos do país, com investimentos do Governo do Estado e com a descentralização das ações do Tecpar “, salientou.
Carlos Gadelha, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde do Ministério da Saúde, destacou que a obra é um investimento estratégico da maior relevância para a pasta.
“Mais do que uma pedra fundamental, talvez esse investimento signifique uma oportunidade para que Maringá entre numa estratégia de desenvolvimento ativo na quarta revolução tecnológica industrial. Agora, nós contamos com o Tecpar aqui para fornecer produtos estratégicos, tecnologia e inovação para o SUS, gerando emprego, renda e desenvolvimento no município e no Estado”, afirmou.
Para o secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, há uma grande oportunidade de muitos investimentos para o Tecpar e para Maringá a partir deste novo polo farmacêutico. Ele lembrou que esta foi uma decisão tomada pelo Codem, que em 2014 definiu que a cidade teria um polo de medicamentos e um polo aeronáutico.
“É um avanço muito importante para Maringá que temos neste momento, com o início efetivo do nosso polo de medicamentos aqui na cidade, através dos investimentos do Tecpar. Teremos a possibilidade da implantação de muitas indústrias neste terreno amplo, além de uma instalação de envase de ampolas para medicamentos dos parceiros do Tecpar”, disse .
O intenso trabalho conjunto para viabilizar o polo de saúde em Maringá, no terreno doado pela prefeitura, foi enfatizado, também, pelo prefeito da cidade, Ulisses Maia. “Contamos com apoio do governador Ratinho Júnior, e isso hoje é realidade. O Brasil precisa muito produzir fármacos e vacinas, a pandemia mostrou isso, ficamos sem materiais por conta da falta de produção da indústria nacional. Então, recebemos apoio do governo federal, que entendeu essa necessidade; do Tecpar, com toda a tecnologia e viabilizando as parcerias necessárias, e do Governo do Estado, dando apoio para viabilizar esta obra”, salientou.
Fórmulas Nutricionais
A primeira empresa que deve se instalar no parque tecnológico do Tecpar será a Astra Medical Supply, com uma unidade industrial voltada à produção de fórmulas nutricionais. A escolha se deu após um chamamento público, que teve como vencedor o consórcio das empresas Astra Medical Supply e Nucite, para alimentação de pessoas com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV. Os produtos serão destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo a uma demanda nacional por este tipo de fórmula. Além da instalação da indústria para produção nacional das fórmulas de nutrição clínica especializada, a parceria também prevê a transferência de tecnologia para o instituto paranaense.
*Com informações da ALEP