- Atualizado há 23 segundos
A Marcha da Maconha levou centenas de pessoas às ruas do Centro de Curitiba, na tarde deste domingo (14), em defesa da ampliação do acesso à cannabis medicinal, pelo fim da guerra às drogas e contra a violência decorrente da política proibicionista. O ato começou por volta das 14h20, na Boca Maldita, tradicional ponto de manifestações na capital paranaense.
Entre os presentes estavam os deputados estaduais Goura (PDT) e Renato Freitas (PT), que participaram do ato ao lado de ativistas e apoiadores da causa.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Goura destacou a importância de avanços legislativos, como a Lei Pétala, aprovada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que facilita o acesso a tratamentos com cannabis medicinal no estado. Segundo o parlamentar, no entanto, “ainda há muito a ser feito para democratizar o acesso e garantir que a ciência oriente a legislação”.
Os participantes carregaram faixas e cartazes pedindo a regulamentação do uso medicinal e industrial da cannabis, além de mudanças na política de drogas. O evento, que ocorre anualmente em diversas cidades do Brasil, busca pressionar o poder público por medidas que substituam a repressão por políticas de saúde, inclusão social e direitos humanos.