- Atualizado há 6 horas
A Maratona de Curitiba apareceu pela primeira vez no ranking das 200 melhores maratonas do planeta da World Athletics, entidade máxima que regula o atletismo no mundo. A corrida já se consolidou como uma das principais do calendário nacional e apareceu no ranking na posição 154, com 7.994 pontos.
A maratona de Curitiba foi a terceira melhor ranqueada do Brasil, ficando atrás da prova do Rio de Janeiro (120ª colocação, com 8.451 pontos) e de Porto Alegre (139ª – 8.296). Londres, com 10.950 pontos, é a primeira colocada, seguida de Tóquio, com 10.912, e Chicago, com 10.495.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, pretende apoiar ainda mais o evento para que a competição se torne a principal maratona do país.
“Ficamos muito felizes por ver nossa cidade ocupando um importante espaço no calendário internacional de grandes provas. Em 2025, vamos apoiar corridas de rua com ainda mais entusiasmo para que nossas competições sejam reconhecidas por cada vez mais entidades e atletas de todo o planeta”, disse Eduardo Pimentel.
A maratona de Curitiba aconteceu em novembro do ano passado e reuniu mais de 13 mil atletas do Brasil e de 19 nacionalidades diferentes.
Organizada pela empresa Global Vita e pela Associação Pro Correr, a “Maratona de Curitiba” contou com o apoio do município de Curitiba e da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude. Na oportunidade, foram disputadas provas de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km.
A prova de 2024 foi a maior edição da história do evento, com o mais alto número de participantes desde a criação, em 1997. Os atletas percorreram 22 bairros da capital paranaense e passaram por pontos turísticos, como o Museu Oscar Niemeyer, Jardim Botânico, Largo da Ordem.
A programação oficial da maior corrida de rua competitiva do Paraná também contou com a Expo Maratona. Foram três dias de relacionamento e muita troca de experiencias com especialistas no Museu Oscar Niemeyer. O espaço temático recebeu mais de 35 mil visitantes, atletas e entusiastas da corrida.
A Maratona de Curitiba já tem nova data marcada para esse ano, a prova acontece no dia 23 de novembro. O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Professor Euler, acrescenta que a Prefeitura vai organizar diversas provas durante todo o ano, incluindo o Circuito de Corridas de Rua de Curitiba, o Circuito Infantil de Corrida e o tradicional Revezamento entre Parques.
“Esse reconhecimento é fruto da paixão dos atletas, de uma cidade que respira esporte, da dedicação de todos os servidores, professores e da organização e do apoio de cada um dos parceiros que acredita no poder do esporte como ferramenta de transformação de vidas na nossa cidade”, disse o secretário.