- Atualizado há 3 semanas
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) recuperou uma máquina de Raio-X pertencente ao município de Matinhos durante uma operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (29). O equipamento estava sendo utilizado de forma irregular em uma clínica particular localizada em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. Uma equipe da Polícia Científica do Paraná (PCP) acompanhou a operação para realização de perícia no equipamento.
Com base na denúncia realizada pela Secretaria de Saúde de Matinhos, a PCPR iniciou as investigações, reunindo documentos e colhendo depoimentos. Conforme apurado, o equipamento, doado pela Secretaria de Saúde do Estado ao município em 2011, foi retirado da Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes de maneira clandestina, em 2024.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Ainda segundo a apuração, os responsáveis pelo transporte do equipamento seriam os mesmos que administram a clínica e mantêm contrato com o município para fornecimento de equipamentos de Raio-X na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Praia Grande.
Após representação judicial, a PCPR cumpriu dois mandados de busca e apreensão, resultando na recuperação do equipamento.
A operação foi realizada pela Delegacia de Matinhos e pelo efetivo da Operação Verão e com apoio de unidades especializadas da PCPR.
A investigação segue em andamento para esclarecer todas as circunstâncias do caso e apurar a eventual participação de funcionários públicos no desvio do equipamento.