
- Atualizado há 5 horas
A 1ª Corrida de Rua da Assembleia Legislativa do Paraná reuniu mais de 6 mil pessoas dispostas a começar o domingo (26) com um hábito saudável. A primeira edição do evento, que integrou a 4ª etapa das corridas de rua organizadas pela Prefeitura de Curitiba, promoveu saúde, lazer e integração comunitária em uma manhã marcada por histórias de superação e incentivo à prática esportiva.
Adriana e Alessandra Matilde, mãe e filha, participaram juntas da corrida e contaram que estão envolvidas com o evento desde o início do ano. Adriana trabalha em um restaurante e decidiu acompanhar a filha depois que a menina se perdeu em uma das provas. “A professora dela começou a correr e a levar ela, daí um dia ela se perdeu e eu resolvi começar a participar junto, para levar ela pelo caminho certo”, contou. As duas percorreram os 5 quilômetros caminhando e fazendo alguns trotes, e afirmam que pretendem, aos poucos, completar toda a distância correndo. Para elas, eventos como os promovidos pela Assembleia Legislativa do Paraná e pela Prefeitura de Curitiba são importantes por aproximarem a comunidade e incentivarem hábitos saudáveis. “É bem importante, a gente sempre participa e acha muito legal”, disse Adriana.
Júnior Tomalesco, profissional de TI, é um participante experiente nas corridas públicas e, nesta edição, percorreu 10 quilômetros. Ele contou que participou de todas as etapas realizadas em Curitiba e elogiou a iniciativa do poder público em promover eventos esportivos. “Acho bacana, é um incentivo bom. Isso motiva bastante as pessoas a praticar esporte e faz bem para saúde e para vida de cada um”, destacou. Para ele, o apoio institucional é essencial para manter a população ativa e integrada em torno de atividades físicas.
Suelen Portugal, mecânica de aviões, participa de corridas há dez anos e completou nesta etapa a distância de 10 quilômetros. Ela ressaltou a importância de iniciativas como a da Assembleia Legislativa, que promovem saúde e lazer. “Mobiliza toda a cidade, faz as pessoas saírem de casa, do sofá, para fazer algo saudável. Eu acho maravilhoso”, afirmou. Suelen também observou o crescimento do número de participantes nos últimos anos, o que, segundo ela, mostra o sucesso e a adesão do público às corridas gratuitas.
Carlos Vinícius Castro, analista de manutenção, também correu os 10 quilômetros e destacou o papel da Assembleia em incentivar a prática esportiva. “É muito importante, porque incentiva as pessoas a praticarem atividades físicas. Eu participo de todas as etapas do circuito de Curitiba e, se tiver no ano que vem, com certeza estarei aqui de novo”, afirmou. Carlos também marcou presença em todas as edições realizadas neste ano.
Superação e corrida gratuita
Wesley Silva se emocionou ao cruzar a linha de chegada e explicou o motivo: há dois anos, era sedentário e obeso, mas conseguiu perder 33 quilos com exercícios físicos e reeducação alimentar. “Isso mudou a minha vida, por mim e pela minha família”, contou. Ele completou a prova de 5 quilômetros com seu melhor tempo — 19 minutos e 13 segundos — e celebrou o resultado.
Wesley também destacou o valor social das corridas gratuitas. “É importantíssimo. As provas estão muito caras hoje em dia, e essas iniciativas incentivam quem não tem tanta condição financeira. Saúde não é brincadeira”, ressaltou.