
- Atualizado há 28 segundos
Mais de 2,3 mil animais receberam atendimento após o tornado que devastou Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná. A ação faz parte da Rede Estadual de Manejo de Animais em Desastres, coordenada pela Defesa Civil com o apoio técnico do Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável.
De acordo com o secretário Rafael Greca, o trabalho realizado na cidade tem sido um exemplo de solidariedade e cooperação entre o poder público, profissionais e voluntários. “Me comove profundamente o trabalho solidário que está sendo feito em Rio Bonito do Iguaçu. A Rede Estadual de Manejo de Animais em Desastres, coordenada pela Defesa Civil com o apoio do nosso IAT, já amparou mais de 2 mil e trezentos animais, entre cães, gatos, animais de produção e até espécies silvestres”, afirmou.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
A médica-veterinária Letícia Koproski, do IAT, está na linha de frente da operação, atuando ao lado de voluntários, ONGs e universidades em um mutirão para resgatar e tratar os animais afetados. Casos mais graves foram encaminhados ao Hospital Veterinário e ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), enquanto parte dos animais domésticos está sendo acolhida temporariamente por famílias da região.
“O Governo do Estado segue presente na reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu, com as equipes da Defesa Civil, da Polícia Militar, da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família e do IAT. É hora de união e solidariedade”, destacou Greca, que também elogiou a atuação da vereadora Andressa Bianchessi, do delegado Matheus Laiola e das entidades envolvidas no apoio à população e aos animais.

O tornado, que atingiu o município no início de novembro, deixou um rastro de destruição, com casas e estruturas públicas danificadas, centenas de desabrigados e mortes confirmadas. O atendimento aos animais faz parte das ações emergenciais de recuperação e assistência coordenadas pelo Governo do Paraná.