Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no InstagramFacebook e Twitter

PUBLICIDADE

O Ateliê de Esculturas do Memorial Paranista, no Parque São Lourenço, está a todo vapor. No momento estão sendo trabalhadas 15 obras, simultaneamente, de vários tamanhos. Entre elas, o Pegasus, que será a maior escultura em bronze ao ar livre da cidade.

Nesta sexta-feira (3/5), o prefeito Rafael Greca foi conferir a produção das peças e ficou encantando com o trabalho da equipe do Ateliê do Memorial Paranista.

“Aqui está o futuro estudo da estátua do Pegasus, que representa força do voo da imaginação, que será entregue no final do ano. Quero encerrar minha gestão subindo aos céus nas asas da imaginação”, destacou o prefeito Rafael Greca.

Depois de pronto, o cavalo alado, figura da mitologia grega, será instalado no Parque Tanguá, conforme previsto no projeto original do parque, na década de 1990, na primeira gestão do prefeito Rafael Greca.

PUBLICIDADE

Com 3,6 metros de comprimento (do focinho às patas) por 4 metros de largura (de uma asa a outra), a escultura está sendo feita pelo artista Rafael Sartori e ficará pronta no fim do ano.

Escultura Pégasus em fase de produção no ateliê de esculturas do Memorial Paranista. - Curitiba, 03/05/2024 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Ídolo na praça

Outra peça que o prefeito vistoriou foi a do atleta Barcímio Sicupira (1944 - 2021), que será inaugurada na próxima sexta-feira (10/5), na Praça Afonso Botelho, em frente da Arena da Baixada, clube do ídolo curitibano.

Assim como o Pegasus, a escultura do craque atleticano também foi feita por Sartori. A homenagem resgata a comemoração de um dos 158 gols que Sicupira marcou com a camisa do Athletico. O craque jogou oito anos no Furacão e continua sendo o maior artilheiro da história rubro-negra.

Outra escultura que está sob os cuidados da equipe do Ateliê é a escultura do artista Fernando Calderari (1939-2021). Ela foi retirada no início do mês passado do Largo Bittencourt, na Praça do Estudante, no Centro, e está sendo restaurada.

PUBLICIDADE

O tralhado está sendo conduzido pelo escultor e especialista em metais Edson Lima. Instalada em 1978, a escultura em ferro, nunca antes restaurada, apresentava sinais de oxidação.

Durante a visita o prefeito também conheceu alguns dos novos residentes do Ateliê de Escultura: Tatiana Adami, Francisco Contursi Sandamnn e Carol Fantinati, residente que foi contratada para compor a equipe. A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Castro, acompanhou a visita.