
- Atualizado há 17 horas
O Zoo de Curitiba ganhou um novo astro e um importante reforço para a conservação da fauna brasileira. Tocantins, macho de onça-pintada, acaba de chegar ao espaço e já integra um programa de reprodução da espécie, considerado essencial para a preservação do maior felino das Américas, ameaçado pela perda de habitat e pela caça ilegal.
A expectativa é grande: Tocantins poderá acasalar com Cacau, fêmea da mesma espécie que já vive no zoológico. Segundo o manejo adotado pela equipe técnica, os dois passarão por um período de aproximação gradual, respeitando o comportamento natural do animal, antes de qualquer tentativa de reprodução.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
O novo morador ocupa um recinto especialmente preparado, com troncos, áreas de sombra e piscinas, elementos que estimulam o bem-estar da onça-pintada e permitem que o público observe comportamentos típicos do felino, como descanso, deslocamento e interação com o ambiente.
Assista ao vídeo:
Além de encantar os visitantes, a chegada do macho tem um papel estratégico. A reprodução em ambientes controlados ajuda a manter a diversidade genética da espécie e fortalece iniciativas nacionais de conservação, que podem, no futuro, contribuir para a proteção das onças também na natureza.
Durante as férias, o zoológico se torna uma ótima opção de passeio para toda a família. O recinto das onças fica próximo ao mirante e a entrada é gratuita.