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Lote 6 vai concluir a duplicação da BR-277 entre importantes cidades do Paraná

O leilão está marcado para o dia 19 de dezembro, na B3, a Bolsa de Valores do Brasil
Céu Azul, 27-08-24 - BR 277, ao lado do Parque Nacional, no km 624. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
O leilão está marcado para o dia 19 de dezembro, na B3, a Bolsa de Valores do Brasil

Redação*

03/12/24
às
8:27

- Atualizado há 21 horas

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O edital do Lote 6 das novas concessões rodoviárias do Paraná, publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), vai concluir a duplicação da BR-277 do perímetro urbano de Cascavel a Matelândia, na região Oeste. Serão 69,1 quilômetros de novas pistas duplas, além de várias outras obras. O leilão está marcado para o dia 19 de dezembro, na B3, a Bolsa de Valores do Brasil.

“A duplicação da BR-277 será a obra mais transformadora para o desenvolvimento do Paraná para as próximas décadas, atendendo habitantes, o agro, indústria, transportadoras, em suma, toda a população e setor produtivo”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex. “Realizamos obras que já fizeram uma grande diferença, como a duplicação da BR-277 em Guarapuava, e em Cascavel, onde também foi construído o novo Trevo Cataratas. Mas agora, depois de vários anos de trabalho, vamos tirar do papel essa duplicação de mais de 300 quilômetros, somente neste lote”.

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“A ampliação da capacidade das rodovias federais e estaduais entre Cascavel e Pato Branco vai garantir melhor trafegabilidade e segurança para todos os usuários, e vai complementar as restaurações em concreto pela técnica whitetopping executadas na PRC-280. Já fizemos o novo pavimento do Trevo Horizonte até Clevelândia, e agora em janeiro vamos começar o trecho até Pato Branco, terminando onde começa o trecho concedido”, explica o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.

CASCAVEL – A BR-277 no perímetro urbano de Cascavel, do Trevo Cataratas até o km 597,393, logo após o entroncamento com a Avenida Tancredo Neves, vai ser totalmente duplicada, em uma extensão de 10,4 quilômetros.

Também será implantado um novo viaduto do tipo Diamante, em que há uma saída e uma entrada para a rodovia pela pista da direita em ambos os sentidos de tráfego, na altura da Rua Waldemar Casagrande e Rua Munique; um viaduto do tipo Passagem Inferior no km 592+100, em que não há interação entre as pistas que se cruzam em desnível; outro Diamante no cruzamento com a Rua Souza Naves; e um viaduto no entroncamento com a Av. Tancredo Neves.

No trecho também serão construídas sete passarelas para pedestres e 2,88 quilômetros de vias marginais em seis segmentos descontínuos. Fora do perímetro urbano, Cascavel ainda vai ganhar uma passarela no km 600,600, no parque industrial.

SANTA TEREZA DO OESTE – O trecho seguinte de duplicação da BR-277 começa logo após o trevo do Contorno Oeste de Cascavel, no território de Santa Tereza do Oeste, e segue até o perímetro urbano do município, no km 605+100. Nele serão implantados dois viadutos do tipo Diamante, no km 599 e km 602+800, além de uma passarela no km 604+300.

Mais um trecho de duplicação começa imediatamente no km 605+100 e segue até o km 634+900, já em Céu Azul. Mas ainda em Santa Tereza do Oeste, serão construídos uma passarela no km 606 e um Diamante no km 606+450, além de uma via marginal do km 603+100 até o km 607+200.

CÉU AZUL – O município de Céu Azul terá o maior volume de obras de duplicação neste segmento, com quatro trechos previstos em seu território. O primeiro começa no limite com Santa Tereza do Oeste e segue até o km 634+900, entroncamento com a PR-488, acesso para Vera Cruz do Oeste.

O trecho seguinte começa junto a esse e vai até o km 638. Dentro dele estão previstos um viaduto do tipo Diamante no km 635+520 e vias marginais em ambos sentidos da rodovia.

O terceiro trecho vai do km 638 ao km 640+400, inteiramente no perímetro urbano de Céu Azul, e inclui um Diamante no km 639+850, uma passarela no km 640+500, e uma via marginal de um quilômetro de extensão.

O último trecho começa no km 640+400 e termina no km 652+500, em Agro Cafeeira, distrito de Matelândia. Ainda em Céu Azul, será implantada via marginal do km 640+600 ao km 641+500.

MATELÂNDIA – No território de Matelândia a duplicação da BR-277 tem dois trechos, o primeiro terminando no entroncamento com a PR-590, acesso para Ramilândia, no centro do distrito de Agro Cafeeira. O segundo trecho vai até a pista dupla existente, no km 657+200, próximo ao perímetro urbano de Matelândia, e concluindo a duplicação integral entre Cascavel e Foz do Iguaçu.

Ainda no distrito, serão implantadas vias marginais em ambos sentidos da rodovia do km 652+300 ao km 653+400, uma ciclovia do km 652+500 ao km 654, uma passarela para pedestres no km 652+500, dois viadutos do tipo Diamante no km 653+100 e km 654+050.

Também serão construídas passarelas no km 657+800, em frente a uma unidade industrial da Frimesa, e outra no km 659+200, na entrada da cidade.

MEDIANEIRA – No território de Medianeira será implantada um viaduto do tipo Parclo, que funciona como um retorno em desnível, no km 664+360, uma passarela no km 673 e um viaduto do tipo Diamante no km 681+750.

SÃO MIGUEL DO IGUAÇU – Em São Miguel do Iguaçu estão previstos Diamantes no km 688+400, km 689+270 e km 694+900, um Parclo no km 700+900 e uma via marginal do km 691+200 ao km 692+274.

SANTA TEREZINHA DE ITAIPU – A BR-277 vai receber um trecho de faixas adicionais em ambos sentidos de tráfego a partir do km 711+900, no perímetro urbano de Santa Terezinha de Itaipu, seguindo até o km 720+400. Um segundo trecho começa logo em seguida e vai até Foz do Iguaçu. Também serão construídos uma passarela no km 709+450 e um Parclo no km 719+100.

FOZ DO IGUAÇU – Outro trecho de faixas adicionais em ambos sentidos da BR-277 começa no km 720+400, ainda no território de Santa Terezinha de Itaipu, e segue até o km 727+600, dentro do perímetro urbano de Foz do Iguaçu. O município ainda vai ganhar um viaduto do tipo Diamante no km 725+650, e duas passarelas para pedestres no km 732, junto à aduana Brasil – Paraguai e à Ponte da Amizade.

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Obras da nova concessão vão se conectar a uma obra recente, que é a construção do Trevo Cataratas, em Cascavel. Foto: Roberto Dziura Jr./AEN


LOTE – O edital do Lote 6 das concessões rodoviárias prevê também a duplicação da BR-277 desde o Trevo do Relógio, em Prudentópolis, até o trecho recém-duplicado pelo DER/PR em Cascavel, além de obras nas rodovias entre Cascavel e Pato Branco. Devem ser investidos cerca de R$ 12,6 bilhões em obras e R$ 7,4 bilhões em conservação e operação de tráfego nesta concessão de 662,10 quilômetros de rodovias federais e estaduais.

*Com informações da AEN

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