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Lote 4 prevê duplicação de 114 km da PR-323 entre importantes cidades do Paraná

A principal obra deste trecho é a duplicação da rodovia, em um total de 114,62 quilômetros, de Doutor Camargo a Umuarama,
PR-323 - Doutor Camargo. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
A principal obra deste trecho é a duplicação da rodovia, em um total de 114,62 quilômetros, de Doutor Camargo a Umuarama,

Redação*

09/10/25
às
8:42

- Atualizado há 23 horas

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A PR-323 entre Maringá e Iporã passará a ser concedida no Lote 4 das novas concessões rodoviárias, cujo edital foi publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O leilão será no dia 23 de outubro, na B3, a Bolsa de Valores do Brasil, em São Paulo.

A principal obra deste trecho é a duplicação da rodovia, em um total de 114,62 quilômetros, de Doutor Camargo a Umuarama, conectando os segmentos já duplicados nestes dois municípios por iniciativa do Governo do Estado nos últimos anos.

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A duplicação continua até Iporã, obra que será abordada na próxima matéria desta série.

PAIÇANDU – Em Paiçandu, onde a PR-323 já é duplicada, o município vai ganhar uma nova passarela para pedestres no km 154, e uma ciclovia do km 150 ao km 153.

DOUTOR CAMARGO – Também no trecho duplicado, Doutor Camargo terá uma nova via marginal do km 174 ao km 175, no perímetro urbano e um viaduto do tipo Parclo, que funciona como um retorno em desnível, no km 180, quase ao final da duplicação.

Já no trecho que vai receber a nova duplicação está previsto um viaduto do tipo Trombeta, que possui três ramos de acesso, no km 182, entroncamento com a PR-554, e uma nova ponte sobre o Rio Ivaí.

TERRA BOA – No trecho da PR-323 que cruza o território de Terra Boa serão construídos dois viadutos do tipo Diamante, em que há uma saída e um acesso para a rodovia principal em ambos os sentidos pela pista da direita, no km 187, substituindo uma passagem elevada, e no km 190, entroncamento com a PR-558, além de uma nova ponte sobre o Rio São Mateus.

JUSSARA – Em Jussara serão construídos dois Parclos no km 194 e km 198, e dois Diamantes no km 202 e km 204, substituindo duas rotatórias de acesso ao município. Também serão construídas novas pontes sobre os rios Bertioga, Canaméia e Ligeiro

CIANORTE – Será feito um grande volume de obras em Cianorte, incluindo Parclos no km 208 e km 232, uma nova passagem elevada ao lado do viaduto no km 215, e nada menos que cinco Diamantes: no km 212, próximo ao portal da cidade; no km 216, substituindo a rotatória com a Avenida Pernambuco; no km 219, entroncamento com a Avenida Maranhão; no km 222, rotatória com a Avenida Santos Dumont; e no km 227, entroncamento com a PR-567.

Também serão construídas novas pontes sobre o Rio Catingueiras e Rio dos Índios, passarelas no km 210, km 214, km 216+200 e km 216+890, via marginal entre o km 212 ao km 215, e ciclovia do km 215 ao km 216.

A
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN


TUNEIRAS DO OESTE – No território de Tuneiras do Oeste, a PR-323 terá dois Diamantes, no km 237 e km 239, um Parclo no km 241 e uma nova ponte sobre o Rio São Vicente

TAPEJARA – As obras em Tapejara começam com um Diamante no km 246, entroncamento com a PR-479, e no perímetro urbano um Diamante no km 248, substituindo a rotatória com a Rua Maranhão, e outro Diamante no km 250, na rotatória com a Rua Vicente Alves Madeira, além de uma via marginal do km 248 ao km 249 e uma ciclovia do km 247 ao km 249.

Saindo do município, será construída uma nova passagem elevada ao lado do viaduto no km 250, e dois Parclos, no km 255 e km 261.

CRUZEIRO DO OESTE – Cruzeiro do Oeste vai ganhar um viaduto do tipo Trombeta no km 266, entroncamento com a PR-477, três Diamantes no perímetro urbano, no km 270, km 271 e km 273, entroncamentos com a BR-487, PR-180 e Avenida São Paulo, respectivamente, e um Trombeta no km 275, substituindo a rotatória com a Avenida Goiás.

Ainda dentro da cidade, serão implantadas quatro passarelas, no km 272, km 273, km 274 e km 276, via marginal no km 276, e ciclovia do km 272 ao km 275.

Saindo do município, será construído um Parclo no km 280, um Trombeta no km 282, que futuramente fará ligação com a Estrada Boiadeira, e uma passarela no km 278.

UMUARAMA – Em Umuarama, no trecho que ainda será duplicado da PR-323, será implantado um Parclo no km 284, um Trombeta no km 287, acesso para Lovat, e outro Parclo no km 291.

No trecho em que a rodovia já é duplicada será construído um Diamante no km 295, substituindo a rotatória com a Estrada Bonfim, próximo ao parque internacional de exposições, e um Parclo no km 296. Ainda no perímetro urbano, serão implantadas novas passarelas no km 296, km 297, km 299, km 300, km 301 e km 303, e via marginal e ciclovia entre o km 295 e o km 300.

Confira neste mapa a localização das obras mencionadas no texto.

LOTE – O edital do Lote 4 das concessões rodoviárias prevê também os novos contornos de Maringá e Londrina, a duplicação da BR-376 entre Paranavaí e Nova Londrina, os contornos de Nova Londrina e Itaúna do Sul.

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