
- Atualizado há 3 horas
Moradores de cidades do Litoral do Paraná devem ficar atentos às condições do tempo neste fim de semana. A Defesa Civil do Paraná orienta a população a observar sinais como rachaduras em imóveis, movimentação de encostas e elevação rápida no nível de rios e córregos, que podem indicar situações de risco.
Na sexta-feira (20), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para a região. Ao longo do dia, a empresa Climatempo elevou o nível para vermelho, indicando possibilidade de tempestades severas. A previsão aponta volumes expressivos de chuva neste sábado (21), com acumulados que podem chegar a 200 milímetros entre o litoral norte de Santa Catarina, o litoral paranaense e o litoral sul de São Paulo até segunda-feira (23).
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Os temporais podem vir acompanhados de granizo e rajadas de vento superiores a 100 km/h. De acordo com meteorologistas, a instabilidade é favorecida pela influência marítima, além da atuação de um cavado em níveis médios da atmosfera e da circulação de ventos em baixos níveis, que mantêm a chuva desde as primeiras horas do dia no leste do Paraná e de Santa Catarina.
Também há influência de uma área de baixa pressão entre o Paraguai e o norte da Argentina, que contribui para pancadas moderadas a fortes em diversas regiões do estado. O risco de acumulados elevados é maior na faixa litorânea.
No Paraná, estão em nível de maior atenção os municípios de Guaratuba, Matinhos, Antonina, Paranaguá e Morretes.
Segundo dados do Simepar, Matinhos registrou quase 50 milímetros de chuva apenas na manhã deste sábado. Em Guaratuba e na Baía de Paranaguá, os volumes se aproximaram de 40 milímetros. Somando com a precipitação de sexta-feira, os acumulados nas áreas de praia já superam 50 milímetros.
Para domingo (22), a previsão indica continuidade da instabilidade, inclusive no interior do estado. A presença de ar quente e úmido favorece a formação de novas áreas de chuva, principalmente a partir da tarde. Não está descartada a ocorrência de tempestades isoladas.
Na região leste, que inclui a Região Metropolitana de Curitiba e o litoral, os ventos vindos do oceano devem manter o céu com muitas nuvens, limitando a elevação das temperaturas ao longo do dia e mantendo condições para chuva em vários períodos.